Sophia @princesinhamt
Mundo

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deixa de agradecer participação do ex-presidente Lula em reunião internacional.

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente Lula ficou fora da lista de líderes citados nos agradecimentos do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nas , neste domingo, 21.

Zelensky nominou os líderes com quem se reuniu, ao longo do dia, na cúpula do G7, em , no Japão.

Na publicação, o ucraniano mencionou o presidente americano, Joe Biden, o do Japão, Fumio Kishida, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, o presidente da Indonésia, Joko Widodo, e o presidente da do , Yoon Suk-yeol.

No sábado 20, Zelensky fez o mesmo tipo de agradecimentos e citou os representantes de cada país com quem teve reunião bilateral, incluindo o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Lula, que se esquivou do encontro com o ucraniano, não é citado. A imagem do petista não aparece nem mesmo nas edições de vídeo divulgadas pelo ucraniano nas redes sociais.

“O mundo ouve nossa posição”, disse Zelensky. “Garantias de proteção e segurança, a devolução de todos os nossos territórios, de todo o nosso povo, a justiça, a implementação da nossa Fórmula da Paz. Temos um entendimento com a maioria mundial todos os pontos com a maioria mundial sobre todos os pontos importantes para a Ucrânia. E juntos vamos aumentar o potencial da Ucrânia.”

Sem diplomacia, sem agradecimentos

Mais cedo, em primeiro contato com Zelensky, quando ambos sentaram frente a frente na sessão de trabalho, Lula condenou a violação territorial da Ucrânia. Em seguida, porém, o petista permaneceu sentado, enquanto líderes cumprimentavam o ucraniano.

Leia também: “A América não vai abrir mão de seus ideais”, artigo de Jeffrey Tucker publicado na Edição 165 da

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.