Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Bárbara Paz expõe suas cicatrizes em São Paulo: Sem máscaras, com autenticidade

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Aos 17 anos, a atriz Barbara Paz, 48, sofreu um de carro na noite de Natal que mudou a vida dela. Foram 434 pontos, traumatismo craniano e muitos ossos quebrados. As cicatrizes permaneceram e ela resolveu transformar esta história numa exposição fotográfica. A iniciativa conquistou os internautas e anônimos.

A exposição “Auto-Acusação”, na Galeria Fonte, em São Paulo, mostra uma série de fotografias e performances de Bárbara Paz expondo a essência dela, sem filtro. A mostra vai até 17 de junho.

Ao entrar na exposição, o visitante é recebido ao som de vidro caindo. Uma videoarte da artista, que também é diretora premiada, mostra em preto e branco uma cascata de cacos de garrafas estilhaçadas. a atriz, conviveu com pó de vidro do acidente por anos.

Desabafo sincero

A atriz jamais escondeu o que passou na noite de Natal ao lado das amigas que sofreram o acidente enquanto o som do carro tocava Madonna.

“Há a Bárbara em carne-viva aqui. Sem a fantasia da máscara e com a verdade de suas cicatrizes. Impressas em seu corpo. Impressas em seu acontecer”, afirmou a atriz no perfil do Instagram.

Segundo Bárbara Paz, a palavra “cicatriz” a inspirou na vida e para exposição.

“Em cada uma das obras – instalações, fotografias, vídeos e palavras – expostas em sua primeira individual “Auto-acusação”, na Galeria Fonte, o medo de ser a Barbara é movente”, afirmou.

Em seguida, a atriz complementa: “Enquanto transmuta, suas memórias se ativam. De outros mundos, com outras criaturas. Enquanto sangra, suas memórias se prolongam. Enquanto rasga, escorre pó de vidro por sua corrente sanguínea”.

Leia mais ?

nas redes sociais

Internautas anônimos e famosos apoiaram a iniciativa e não economizaram elogios nas publicações no Instagram da atriz. A escritora gaúcha Martha Medeiros foi só elogios. “Quero muito visitar a exposição, torcendo para que passe por Porto Alegre. Beijo e sucesso.”

Para Gabriel Chalita, também escritor, reagiu: “Forte. Poético. Verdadeiro”. Rudge Rodrigues se identificou com a atriz.

“Eu sofri um acidente de carro quando tinha apenas 4 anos de idade e tive ambas as pálpebras rasgadas, minha mãe segurou parte dela com a mão mas, por aquilo que chamamos de milagre, não tive minha visão comprometida e não fiquei cego mas desenvolvi síndrome do pânico devido ao choque causado pelo acidente, fato esse que me faz viver um dia de cada vez, uma superação diária.”

O Paulo Betti postou várias palmas como aplausos.

A exposição da artista acontece entre 20 de maio e 17 de junho. Foto: Reprodução/Maire Claire Brasil.

A exposição da artista acontece entre 20 de maio e 17 de junho. Foto: Reprodução/Maire Claire Brasil.

 

 

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.