A Verge Motorcycles é uma startup finlandesa que fabrica motos elétrica com estilo bem próprio e alta performance. Utilizando como base seu modelo TS Pro, a empresa criou a edição limitada Mika Häkkinen em uma homenagem ao bicampeão de Fórmula 1. Do mesmo modo que Ayrton Senna (Ducati) e Lewis Hamilton (MV Agusta) possuem suas próprias motos especiais, agora é a vez o finlandês.
Projetada em conjunto com o piloto, a motocicleta é limitada a 100 unidades, com preço de 80.000 euros, o que dá algo em torno de R$ 430 mil em conversão direta.
“Sei por experiência própria o que é preciso para desenvolver um veículo que incorpore velocidade, precisão e elegância. Eu queria projetar a moto até o menor detalhe, em vez de apenas escolher a cor. Cada moto é numerada e possui uma assinatura exclusiva. Esta superbike elétrica representa o futuro da pilotagem e é uma prova de uma vida vivida ao máximo”, disse Mika Häkkinen, que faz parte do conselho consultivo da Verge.
Por enquanto, as motocicletas da startup finlandesa são vendidas em Alemanha, França, Itália, Espanha, Finlândia (onde são fabricadas), Estônia e Mônaco.
Mais de 138 cavalos
A Verge Mika Häkkinen oferece 138,6 cavalos de potência e promete recarga da bateria em 35 minutos. Uma tecnologia que chama bastante atenção na linha TS é o fato do motor que está na roda traseira. Porém, ao contrário do que vemos em motos ou mesmo bicicletas elétricas com esta solução, o propulsor é construído literalmente dentro da roda, e não em um cubo central.
0 a 100 km/h em 3,5 segundos
Com 1.000 nm de torque, a Verge Häkkinem pode fazer de 0 a 100 km/h em somente 3,5 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 200 km/h. A autonomia pode ser superior aos 350 km, segundo dados divulgados pela Verge. Entre os detalhes especiais empregados pelo piloto estão placas com a assinatura, suspensão “all-black”, detalhes em fibra de carbono e revestimentos cerâmicos.
MAIS DO MUNDO MOTO
Fonte: motoo