Eleitores turcos vão às urnas neste domingo (14) para decidir sobre a sucessão presidencial do país e, a depender do resultado, acabar com a hegemonia de Recep Tayip Erdogan, no poder há duas décadas.
As eleições acontecem poucos meses após a Turquia ser abalada por um grande terremoto que culminou na morte de 50.000 pessoas, e enquanto o país atravessa uma grave crise econômica. O principal adversário de Erdogan é Kemal Kilicdaroglu, candidato do Partido Republicano do Povo. Além deles, Sinan Ogan também concorrerá pelo Ancestral Alliance.
Kilicdaroglu tem 74 anos e virou presidente de seu partido em 2010. No ano seguinte, disputou a presidência da Turquia, mas foi derrotado justamente por Erdogan e seu partido.
O Partido Republicano do Povo tem mais de 100 anos e foi criado por Mustafa Kemal Ataturk, fundador da Turquia. Trata-se de uma agremiação moderna e secularista, diferentemente do partido de Erdogan, cujas raízes são islâmicas e possuem bases conservadoras.
A população considera uma das eleições mais importantes dos últimos anos, por se tratar da continuidade – ou não – de um governo autoritário, bem como também vai definir as relações do país com o Ocidente.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante faça seu login no site para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
O Brasil está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.
Fonte: Veja