O trânsito nos grandes centros urbanos está mudando aos poucos. Algumas cidades estão incluindo ônibus elétricos na frota do transporte público. Pensando nisso, a Volvo se juntou com a Caio, empresa fabricante de ônibus, para lançar o Luminus, um ônibus 100% elétrico.
Conheça o ônibus 100% elétrico da Volvo
Em parceria com a Caio, a Volvo México lançou o Luminus, ônibus 100% elétrico com carroceria eMillennium.
A Caio é uma fabricante de ônibus e uma das principais fornecedoras de soluções para o transporte urbano da América Latina, com forte presença no México.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
O Luminus, com carroceria eMillennium, é o novo ônibus 100% elétrico enviado ao país e que será fornecido em forma de SKD e montado na fábrica da Volvo México, localizada no Estado de Tultitlán.
O veículo com motorização elétrica não emite gases poluentes e integra a frota de veículos sustentáveis que apoia o sistema de transporte urbano mexicano na transição para a eletromobilidade.
Produzido com itens em polímero e material reciclável de alta durabilidade, o ônibus conta com acabamento de alto nível e um elevado grau de qualidade.
Principais atributos do ônibus movido a eletricidade
O Luminus tem 12.000 mm de comprimento, capacidade para 29 passageiros sentados e espaço para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
O acesso ao interior do ônibus pode ser feito pela dianteira com uma porta em estilo fole ou pela parte central com uma porta deslizante, caso o passageiro necessite do acesso pela rampa móvel.
Internamente, o Luminus conta com amplo espaço, ar-condicionado, vidros de cor fumê e iluminação nos degraus para sinalizar a diferença de nível entre a parte baixa e a parte alta do veículo.
Em relação à segurança, o ônibus possui sistema para detecção de pedestres e ciclistas e ajuste de limite de velocidade.
Além disso, as portas são acionadas por sistema eletropneumático com bloqueadores originais do chassi. Isso garante que as portas permaneçam fechadas quando o veículo estiver em movimento.
A iluminação para o motorista é em led, assim como o itinerário, localizado na parte superior frontal e na lateral, com controlador no painel de comando.
O veículo também conta com preparação para a instalação de dispositivos como câmeras internas, câmeras de ré e monitor, sensor térmico, tomadas usb e sistema de áudio.
Ônibus elétrico pode ser nova tendência do transporte público brasileiro
Os ônibus elétricos podem ser a porta de entrada dos brasileiros à eletromobilidade e as cidades podem ganhar muito com a eletrificação das suas frotas de ônibus.
Em grandes cidades, como São Paulo e Curitiba, por exemplo, o avanço da eletrificação do transporte público está sendo realizado com vários investimentos.
No total, os elétricos possuem cerca de 20% das peças de um carro à combustão. A manutenção mensal e a troca e reposição de peças é significativamente menor. Em relação aos combustíveis, a economia é de 84% em um carro elétrico.
Além disso, os veículos a combustão emitem gases poluentes que contribuem para a poluição do ar e a mudança climática.
Estudos também apontam que a exposição prolongada à poluição do ar pode aumentar o risco de doenças respiratórias, cardiovasculares e até mesmo câncer.
Neste aspecto, a eletrificação das frotas de ônibus pode, até mesmo, ser vista como uma política de saúde pública.
Fonte: garagem360.com.br