O Midjourney 5.1 foi projetado para fornecer melhores resultados com prompts simples. Os desenvolvedores também adicionaram um novo sistema de moderação.
Os usuários do Midjourney agora podem acessar e usar o Midjourney 5.1, que pode ser ativado nas configurações do Discord. De acordo com o Midjourney, a v5.1 é muito mais fácil de usar do que a 5.0 e deve fornecer imagens de alta qualidade, mesmo com avisos curtos.
No entanto, as imagens são mais “opinativas”, semelhante ao v4, escreve a empresa, o que poderia significar que a liberdade criativa é um pouco limitada. Midjourney supera isso com um “modo BRUTO” nas configurações que torna 5.1 mais “unopinionated”, comparável ao modo padrão de 5.0 que ainda está disponível. O modo RAW está disponível nas preferências após a ativação da v5.1.
Caso contrário, diz-se que a v5.1 oferece maior consistência, melhor precisão de prompt, menos bordas indesejadas ou artefatos de texto e maior nitidez em comparação com a v5.0.
Midjourney proíbe proibição de palavras
Midjourney ficou sob fogo em março, quando fotos falsas criadas com MJ v5 começaram a circular nas mídias sociais, incluindo uma das supostas prisões de Donald Trump.
O Midjourney impediu mais ou menos com sucesso a criação de mais fotos falsas bloqueando palavras e geralmente mantendo uma lista de palavras para as quais o sistema se recusa a gerar imagens ou até emite avisos ao ponto de banir.
Mas essa moderação da marreta limita a liberdade criativa: a palavra “prisão”, por exemplo, que foi bloqueada após o incidente Trump, pode ser usada em muitos contextos, incluindo os legítimos.
A Midjourney quer resolver esse problema com uma nova “moderação de IA”: ela pode entender as palavras no contexto e é, de acordo com a empresa, “muito mais inteligente e matizada” do que apenas bloquear palavras.
O moderador da IA funciona em duas etapas: primeiro, ele realiza uma varredura rápida de um prompt para verificar se há violações. Se houver um alerta, o usuário pode se opor. A objeção é então revisada por um sistema de IA mais poderoso.
Como o segundo passo é “bastante caro”, o Midjourney limita o número de objeções a 25 por dia. Objeções bem-sucedidas não contam contra esse limite. A empresa planeja ajustar o limite com base nas tendências de tráfego e custos. O moderador AI efetivamente substitui o sistema de bloqueio de palavras para modelos v5 e mais antigos, com efeito imediato.
“Esperamos que este sistema de duas camadas dê às pessoas uma chance de quase 100% de obter alertas inocentes”, diz o anúncio.
Midjourney v5.1 e o novo sistema de moderação estão sendo testados. Se tudo correr como planejado, ambos serão lançados como o novo padrão até o final desta semana.
Fonte: Andre Lug