Sophia @princesinhamt
Política

Governador de Alagoas projeta expansão da Ferrovia de Integração Centro-Oeste e anuncia mais recursos para Mato Grosso

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que novas obras da Ferrovia da Integração do Centro Oeste (FICO) serão lançadas nos próximos meses. A foi anunciada no evento no qual o governo de Mato Grosso assumiu a concessão da BR-163, na manhã desta quinta- (4).

Atualmente, está sendo construído o trecho que liga Mara Rosa (GO) à Água Boa (MT), e o próximo trecho deverá conectar a ferrovia a Lucas do Rio Verde. Este novo trecho é tido como um dos mais importantes para a logística de Mato Grosso, uma vez que esse garantirá acesso do principal eixo de produção agropecuária do estado ao Porto de Malhado, em Ilhéus (BA).

“O presidente Lula está acompanhando isso, o governador também. Nós vamos soltar nos próximos meses as obras da Ferrovia da Integração Centro Oeste que pode se transformar num corredor chamado FICO-FIOL, com a Ferrovia Oeste e Leste na Bahia, para facilitar o escoamento da produção do Brasil Central”, disse Renan.

“A agenda é uma agenda de retomada de investimentos de todas as maneiras. Investimentos feitos pelo estado de Mato Grosso, feito pelo Governo Federal e pela iniciativa privada”, completou.

Além disso, o ministro também disse que estão sendo realizadas quatro relicitações de obras do governo federal em Mato Grosso. Contudo, ele não deu de quais são. Entre os gargalo que de obras federais está a pavimentação da BR-242, a qual vive polê sobre circundar ou atravessar a terra indígena de ãiwatsédé, e da BR-158.

Antes desse anúncio, feito na coletiva de imprensa, o governador Mauro Mendes (União) e o ministro Renan Filho informaram diretamente ao presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) as prioridades de Mato Grosso para com as obras dessas duas rodovias que, se concluídas, devem transformar a competitividade da região Araguaia no agronegócio.

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.