Apesar dos preços altos, muitos brasileiros estão interessados em comprar um carro 0 km nos próximos anos. A grande vantagem é que os carros vendidos na atualidade são reflexo de anos de estudos e aprimoramentos, com uma série de inovações que aumentam a segurança e conforto.
4 inovações dos carros vendidos na atualidade
Ter um carro fabricado em 2023 não é o mesmo que ter um carro produzido há 10 anos, por exemplo. A cada ano que passa, as tecnologias ficam mais avançadas e o que tinha a função de ir e vir, apenas, hoje é uma verdadeira máquina, veja exemplos.
Tecnologia para controle de gases e partículas poluentes
Os carros mais antigos contam catalisador, um componente no sistema de escapamento que reduz a emissão de gases poluentes, como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
Os mais atuais contam com tecnologias que controlam a saída desses, entre outras partículas prejudiciais à saúde da população e ao meio ambiente.
“Carros que emitem muito material particulado sem nenhum controle são um grande problema e por isso, os mais modernos já possuem filtros cerâmicos que realizam o tratamento do ar dentro do escapamento do carro”, explica Gabriel Amadei, Gerente de Vendas para Plataformas Automotivas da Corning:
Carros que fazem análise da via
Mesmo que os carros autônomos cheguem ao mercado nacional, já existem uma série de equipamentos e sensores que fazem a análise da pista, como detectores de buracos. Eles identificam e compartilham imperfeições na via, a fim de garantir a segurança no trânsito e promover reparos, respectivamente.
Além deles, os modelos atuais já contam com frenagem automática, para evitar colisões iminentes, estacionamento automático, entre outras soluções.
Vidros especiais e em diferentes formatos geométricos
São os vidros conformados a frio, mais resistentes a impactos e variações de calor, reduzem ruídos. Também permitem a passagem de luz sem aumentar muito a temperatura interna como os vidros antigos.
“O vidro comum é um corpo frágil e pouco tenaz que não é possível dobrar sem quebrar, porém, já existe um modelo cuja composição química é diferente, permitindo a maleabilidade. Assim, pode ser utilizado em telas curvas, por exemplo, trazendo uma estética diferenciada. Carros com painéis em formatos maiores e diferentes estão sendo cada vez mais procurados”, ressalta Gabriel.
Carros com mais conectividade
Estamos vivendo a era dos carros conectados, mas você sabe o que é? Basicamente, são carros equipados com dispositivos para fazer a comunicação entre carros, usuário, data center (servidores de armazenamento e processamento de dados), central de atendimento e aplicativos. Os lançamentos de carros 2023 já exemplificam muito bem essa nova realidade.
Mais do que ter conexão com os players de música, os carros podem gerar dados de trânsito, consumo, localização e desempenho. Tudo para encontrar melhores rotas, reduzir distrações e facilitar o cotidiano dos motoristas.
O que você achou? Siga @diadeajuda no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: garagem360.com.br