A estrelícia, ou ave-do-paraíso, é uma planta ornamental nativa da África. Com o nome científico Strelitzia reginae, a espécie possui flores exóticas e coloridas ideais para enfeitar a casa e o jardim. No paisagismo, a planta pode compor vasos, jardineiras e canteiros. No decorrer da matéria, confira dicas de cultivo, tutoriais e ideias de decoração.
Como cuidar de estrelícia
A estrelícia é uma planta fácil de cuidar que pode viver por longos anos. Com os cuidados adequados, a espécie floresce em todas as estações e chega a 2 metros de altura. Abaixo, acompanhe dicas de cultivo:
- Irrigação: as regas devem ser moderadas, garantindo que o solo permaneça úmido, mas não encharcado. A irrigação pode ser feita a cada 2 dias.
- Luminosidade: a espécie pode ser cultivada sob sol pleno ou à meia-sombra. A falta de luminosidade pode diminuir a incidência de flores, por isso ofereça à planta, pelo menos, 4 horas de sol diária.
- Adubação: a estrelícia aprecia adubos ricos em matéria orgânica, como o húmus de minhoca e o esterco novinho. A aplicação deve ser feita na primavera e no verão.
- Cultivo: a planta se desenvolve melhor em solos bem drenados e férteis. O substrato pode ser feito com 2 partes de terra vegetal e 1 parte de adubo. Para o plantio em vasos, use argila expandida e manta bidim, que auxiliam na drenagem do solo.
- Floração: as flores surgem durante o ano inteiro e com maior intensidade no verão. Para estimular a floração, use fertilizantes industrializados, como o NPK 4.14.8.
- Mudas: a propagação da estrelícia acontece por meio das sementes e pela divisão de rizomas (brotos). Para o plantio, prefira o cultivo por meio de touceiras, pois elas crescem com maior rapidez e florescem precocemente.
- Podas: as podas devem ser realizadas apenas para a limpeza, com a retirada de folhas e flores secas.
A flor da estrelícia pode durar até 15 dias, tanto na planta como em arranjos. A espécie possuis diversas variedades, as mais comuns são nas cores laranja, vermelho, amarelo, branco e azul.
Vídeos com mais dicas e curiosidades sobre a estrelícia
Para garantir um cultivo de sucesso, confira mais informações relevantes sobre a estrelícia. A seleção de vídeos traz curiosidades, o passo a passo do plantio em vasos, bem como sugestões decorativas.
Mais dicas de cultivo sobre estrelícia
Nesse vídeo, acompanhe mais dicas para cultivar a estrelícia. A jardinista Flávia Kremer fala sobre podas, floração, substrato e adubação da plantinha. Você também aprenderá a usar a flor na decoração com dicas que podem trazer muito estilo para sua casa ou jardim. Aperte o play!
Como plantar a estrelícia no jardim
O jardineiro Matheus Parlato lista as principais características da estrelícia e explica como cultivá-la no jardim. O especialista ensina cuidados básicos como: qual o ambiente ideal para o plantio, o substrato adequado e a profundidade do solo perfeita para a espécie. Se você pretende fazer canteiros ou bordaduras em sua área externa, com certeza, vale a pena assistir ao vídeo.
Como fazer mudas de estrelícia por divisão de touceiras
Descubra como propagar a plantinha por meio das touceiras. A técnica garante que a espécie se desenvolva com rapidez e floresça em menos tempo. No vídeo, você aprenderá como escolher, preparar as novas mudas e cultivá-las em vaso. Sem dúvida, vale a pena conferir!
Apesar de ser uma planta que chama a atenção pela beleza de suas flores, a estrelícia floresce apenas depois de 3 anos de cultivo. Após esse período, a espécie aumenta a produção de flores progressivamente, trazendo ainda mais charme para os ambientes.
10 fotos lindas de decoração com a estrelícia
Seja em uma área interna ou jardim, a estrelícia certamente será uma presença marcante em sua casa. As flores brilhantes não passam despercebidas e trazem cor para os ambientes. Abaixo, confira ideias para utilizar a planta na decoração:
1. A estrelícia é uma planta ornamental de presença marcante
2. Com suas flores exóticas, que simbolizam sucesso e harmonia
3. É possível criar uma decoração alegre e elegante
4. No paisagismo, ela é ideal para uma decoração mais tropical
5. Pois garante aos ambientes cores vivas e exuberantes
6. A planta pode ser cultivada em vasos, jardineiras e canteiros
7. E também fica linda em bordaduras de flores
8. Se preferir, você também pode cultivar a estrelícia em ambientes internos
9. E até apostar no cultivo de outras espécies e cores
10. Certamente a sua casa ficará muito mais alegre com a presença dessa linda planta!
A estrelícia é uma flor que não passará despercebida em sua casa e jardim. Com os cuidados adequados, é possível admirar a sua floração o ano inteiro. Outra plantinha que também floresce por longos períodos é a heliconia. Ela possui uma grande variedade de cores e exige pouca manutenção.
Fonte: tuacasa