Lançado nos cinemas em 2007 pelo aclamado Quentin Tarantino, À Prova de Morte foi um filme que conquistou a crítica, mas acabou fracassando em termos de bilheteria como dezenas de grandes obras existentes por aí.
O longa fez parte de um projeto centrado no cinema trash chamado Grindhouse, que em parceria com o diretor Robert Rodriguez, contou a história de Mike (Kurt Russell), um dublê profissional que gostava de levar mulheres desavisadas para passeios mortais.
Apesar da fama de durão, o que muitos não sabem é que, após o lançamento de À Prova de Morte, Tarantino chegou a duvidar do próprio talento, confessando, este ano, que o baixo retorno financeiro da produção abalou sua confiança.
“Aconteceu uma coisa curiosa: por um tempo eu recebia muitas propostas de projetos, até que os estúdios acabaram assumindo que eu fazia apenas minhas próprias histórias e não valia a pena. Mas depois de À Prova de Morte, que não foi bem nas bilheterias e foi um choque para minha confiança, comecei a receber propostas novamente”, revelou o diretor em entrevista ao diário de notícias espanhol, Ara, durante a turnê de divulgação de seu novo livro, Cinema Speculation.
Em 2007, o projeto Grindhouse ainda viu nascer outro longa-metragem: Planeta Terror – esse, assinado por Rodriguez. Seguindo pelo mesmo caminho, tivemos outro sucesso de crítica mas fracasso de bilheteria.
“Com Grindhouse, acho que eu e Robert pensamos que as pessoas tinham um pouco mais de conhecimento da história dos filmes duplos e exploitation [subgênero cinematográfico baseado em roteiros mórbidos e sensacionalistas]. Não, elas não tinham. Elas não tinham ideia do que diabos estavam assistindo. Não significava nada para elas o que estávamos fazendo”, completou Tarantino.
Após a crise, o diretor daria a volta por cima com Bastardos Inglórios, uma das obras mais representativas de sua carreira. Com nomes como Brad Pitt, Michael Fassbender e Christoph Waltz, o longa foi responsável por uma bilheteria global de US$321,5 milhões, uma das maiores da carreira de Quentin.
Quentin Tarantino entra na polêmica sobre cenas de sexo: “Não faz parte da minha visão de cinema”
Fonte: adorocinema