Pequenos e médios produtores em Mato Grosso representaram em 2022 quase 70% das operações de crédito rural realizadas pelo Sicredi. Segundo a instituição financeira cooperativa, o cenário em 2023 é desafiador diante dos rumos econômicos e político do país.
Em 2022, o Sicredi disponibilizou mais de R$ 27,6 bilhões em crédito. Somente a carteira de crédito rural fechou o ano com R$ 13,175 bilhões disponibilizados. O montante é 26% superior ao ano anterior.
“O grande desafio é o desencaixe econômico financeiro. Uma coisa é você trabalhar com mercado livre quando a taxa básica de juros do Brasil poderia ser 3%, 4%, 5% ao ano. Outra coisa é trabalhar com patamares de 13%, 14%, 15%. Então, esse desencaixe acaba custeando muito forte a agricultura de uma maneira geral”, comenta o diretor-executivo do Sicredi Centro-Norte, Seneri Paludo.
Conforme Paludo, em alguns casos a atual taxa de juros do país chega a ser um impeditivo para a realização de investimentos por parte dos produtores rurais, principalmente de longo prazo.
Recuo na taxa Selic
Questionado sobre um possível recuo na taxa Selic no segundo semestre de 2023, o diretor-executivo do Sicredi Centro-Norte pontua que ainda é incerto dizer se ocorrerá ou não.
“Vai depender muito do que vai ocorrer nos próximos três meses”.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real
Fonte: canalrural