*Matéria originalmente escrita no AdoroCinema por Taiani Mendes.
Sabe aqueles casos cinematográficos em que não houve consenso? Você adorou! Quem te acompanhou na sessão odiou e não via a hora da luz acender! Um crítico deu pontuação máxima! Outro classificou como quase zero! Maior desacordo impossível. Recentemente lançado, Super Mario Bros. – O Filme é um grande exemplo do assunto, mas não são raros os divisores radicais de opinião. Geralmente, todo ano tem no mínimo um.
Interessada nas tretas, a equipe do Gizmodo UK recorreu aos dados do Metacritic para descobrir quais foram os longas-metragens que mais tiveram notas divergentes na crítica especializada. Para quem não conhece, o Metacritic é um agregador de opiniões que reúne avaliações profissionais e, a partir delas, calcula uma nota média do produto, que pode ser verde (aprovado), amarela (recepção mista) ou vermelha (desaprovado).
Para chegar aos reis do dissenso, os britânicos juntaram todas as críticas profissionais dos filmes cadastrados no site, priorizando títulos que tiveram ampla circulação – obras com menos de 40 avaliações foram descartadas. A partir das notas dadas, eles calcularam o “desvio padrão” de cada produção e quanto maior esse número, maior o desacordo. Assim nasceu a lista, que não ranqueia os mais aclamados ou os mais reprovados, mas sim aqueles que registraram a maior variedade de reações. Confira abaixo:
25º Kill Bill – Volume 1
24º O Destino de Júpiter
23º A Grande Aposta
22º Homem Irracional
21º A Viagem
20º Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola
19º Tão Forte e Tão Perto
18º Mãe!
17º Ninfomaníaca – Volume 1
16º Spring Breakers – Garotas Perigosas
15º Huckabees – A Vida é uma Comédia
14º Amor Pleno
13º Selvagens
12º A Paixão de Cristo
11º O Lobo de Wall Street
10º Um Lugar Qualquer
9º Sob a Pele
8º A Juventude
7º 21 Gramas
6º Os Oito Odiados
5º A Origem
4º Demônio de Neon
3º Sin City – A Cidade do Pecado
2º O Conselheiro do Crime
1º Melancolia
Fonte: adorocinema