Existem algumas expressões no mundo dos games que vão crescendo e criando “vida própria”. É comum você ver, principalmente nas redes sociais, alguém postando a letra “F” ao se tratar de uma situação trágica, ou até mesmo deve ter ouvido algum streamer falar “F no chat” quando algo deu errado.
A origem desse termo vem de uma situação que casa muito com o motivo pelo qual o pessoal acaba usando essa expressão. Já ouviu falar dela, mas nunca entendeu de onde ela veio? Explicamos a origem e os motivos de as pessoas mandarem “F”.
Press F to pay Respects
Call of Duty: Advanced Warfare foi lançado em 2014, vindo como a esperança para a Activision de melhorar sua situação após o lançamento controverso de Ghosts. O que a empresa não contava é que uma sequência acabaria se tornando alvo de piada e de muitas críticas. A cena se passa em um funeral, onde o jogador está acompanhando o enterro de um companheiro de pelotão.
A cena, bem tosca, aliás, recebeu críticas pela falta de sensibilidade ao tratar de um assunto tão delicado de uma forma que, diferente da intenção da Sledgehammer, não foi nem um pouco respeitosa. Nisso, o meme estava criado. Pela falta de sensibilidade e a situação que parecia completamente fora de tom durante a cena, a piada foi se tornando um jargão ao longo do tempo e acabou se reformulando com a chegada das plataformas de streaming de games.
F no Chat
A expressão acabou evoluindo e se modificando, assim como tudo na internet. Com o crescimento das plataformas de streaming e as pessoas começando a interagir em tempo real com situações dramáticas que acontecem durante uma jogatina, o termo “F no Chat” acabou surgindo. Seja pelo criador de conteúdo que comenta, engajando com a comunidade durante uma cena trágica em um jogo, ou, por exemplo, o mouse do streamer ter parado de funcionar.
Alguém: morre
Internet: F
Porém, ela não se limita a quando algo triste acontece em um jogo ou o mal-funcionamento de um periférico. A comunidade gamer passou a utilizar o termo para prestar condolências. Seja quando alguém conhecido do público acaba falecendo, ou alguma história sobre o falecimento de um jogador, é comum ver pessoas comentando “F” na postagem original.
namoral se vc usa F pra morte real vc é tudo menos humano
— dan. (@andriaspobrete) November 5, 2021
Ah só um recado, evitem usar “F” pra morte de uma pessoa, essa expressão surgiu de um meme, não é legal usar isso na vida real
— Guga #ProjectGuz (@Gugalizando) November 5, 2021
Usar F pra morte de uma pessoa real é muito falta de respeito pessoal, não sejam assim!
— Alex Aguiar 🏁 (@oaleques) November 5, 2021
e de verdade, nao usem f para morte de gente real, é super falta de respeito
“ah mais eh pra prestar respeito” e veio da onde?? de um jogo, surgiu como meme, pode usar em personagem ficticio, mas numa pessoa real???
nao inventa desculpa, é desrespeitoso e pronto, nao usa
— gogo (@12goLdie12) November 5, 2021
— Daltrinador – COMISSÕES ABERTAS (@daltrinador) May 17, 2021
Para muitos, usar um meme para prestar homenagem a alguém se torna insensível com a dor de quem está sofrendo com a situação. Para outros, o sentimento é o que importa. Sendo controverso ou não, a prática é bastante comum na internet atualmente.
Com informações de: Know Your Meme
Trending no Canaltech:
- Buracos misteriosos no fundo do oceano intrigam os cientistas
- Por quanto tempo o álcool fica no sangue? É possível acelerar sua eliminação?
- James Webb pode ter quebrado o próprio recorde de galáxia mais distante já vista
- Faz sentido desligar ou reiniciar o modem quando a internet está ruim?
- Adolescente solta 1,4 milhão de rãs em quintal sem pensar nas consequências