Chegou a época do ano em que os cachecóis saem dos armários, as comidas ficam mais quentinhas e os locais ficam mais fechados. Com as temperaturas mais frias os vírus da gripe fazem a festa, circulando com muito mais intensidade e trazendo vários transtornos para a população, principalmente entre crianças e idosos.
Se você quer ficar despreocupado ao ouvir um “atchim!”, é bom estar ligado na campanha de vacinação contra a gripe, que já está acontecendo a todo vapor. A seguir, separamos algumas dicas para você entender tudo sobre a vacina, acompanhe e proteja-se!
O que é a gripe?
A gripe (também conhecida como Influenza) é uma doença infecciosa aguda de origem viral que acomete o trato respiratório e que ocorre todos os anos, sendo uma das viroses mais frequentes no mundo. Ela é responsável por aproximadamente 3 a 5 milhões de casos graves e 250 a 500 mil mortes por ano. Tudo isso pode ser evitado com um ato muito simples: vacinando-se!
O que a vacina previne?
A vacina previne a gripe causada por alguns subtipos do vírus Myxovirus influenzae, ou vírus da gripe. O vírus influenza subdivide-se nos tipos A, B e C, sendo que apenas os do tipo A e B apresentam relevância clínica em humanos. Esse vírus apresenta altas taxas de mutação, o que resulta frequentemente na inserção de novas variantes virais na comunidade, para as quais a população não apresenta imunidade. Por esse motivo é necessário vacinar-se todos os anos.
Quando tomar?
A detecção de anticorpos protetores ocorre, em geral, cerca de duas semanas após a vacinação, e o pico máximo do título de anticorpos ocorre de quatro a seis semanas depois da aplicação da vacina. A proteção conferida pela vacinação é de cerca de seis a oito meses. Portanto, o período ideal para vacinar-se contra a gripe é no final de março e nas primeiras semanas do mês de abril, pois assim você estará imunizado durante os surtos de gripe que iniciam com as estações mais frias.
Quem pode tomar a vacina da gripe?
Todas as pessoas a partir de 06 meses de idade, principalmente aquelas em extremos de idade (crianças e idosos) e indivíduos que apresentam condições clínicas como: doença crônica pulmonar, cardiopatias, doença metabólica crônica, imunodeficiência ou imunodepressão, gravidez, doença renal crônica e hemoglobinopatias.
Existe contraindicação da vacina?
A vacinação não é recomendada quando o indivíduo está com febre ou caso tenha tido febre nas 48 horas anteriores à vacinação. Também não devem se vacinar pessoas com alergia verdadeira às proteínas do ovo, isto é, que tenham apresentado uma reação anafilática após a ingestão de ovo e hipersensibilidade aos componentes da vacina, seus excipientes ou substâncias residuais.
Quantas doses são necessárias?
- Para crianças de 6 meses a 9 anos de idade: duas doses na primeira vez em que forem vacinadas (primovacinação), com intervalo de um mês e revacinação anual.
- Para crianças maiores de 9 anos, adolescentes, adultos e idosos: dose única anual.
É melhor tomar a trivalente ou tetravalente?
Ambas as vacinas são recomendadas e igualmente eficazes. Porém, a tetravalente oferece uma proteção superior, pois protege contra quatro tipos: três que estão contidos na vacina trivalente e mais um.
Tetravalente:
Oferece proteção contra 02 cepas do tipo A e 02 cepas do tipo B.
- Cepa tipo A/Victoria
- Cepa tipo A/Darwin
- Cepa tipo B/Austria
- Cepa tipo B/Phuket
Trivalente:
Oferece proteção contra 02 cepas do tipo A e 01 cepas do tipo B.
- Cepa tipo A/Victoria
- Cepa tipo A/Darwin
- Cepa tipo B/Austria
Efluelda: a vacina da gripe para idosos
Destinada exclusivamente a pessoas de 60 anos ou mais, a vacina Efluelda é um imunizante de dose única que garante uma proteção maior contra a gripe, pois possui uma quantidade maior de antígenos. Como os idosos constituem um dos grupos de risco da gripe por terem maiores chances de desenvolver gravemente a doença, é recomendado que eles recebam a Efluelda. Assim, é possível evitar casos graves e óbitos.
Qual a diferença entre a vacina Efluelda e as vacinas trivalente e tetravalente?
A vacina Efluelda possui 4 vezes mais a quantidade de antígenos para os subtipos influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B da vacina tetravalente. Além disso, ela tem mais antígenos para todos os sorotipos considerados pela vacina tetravalente.
Quem tomou a vacina da gripe comum pode receber a Efluelda?
Sim. Respeitando o intervalo de 30 dias, pessoas com mais de 60 anos que já tomaram outra vacina da gripe podem receber a Efluelda.
As vacinas causam efeitos adversos?
Podem ocorrer manifestações como dor, vermelhidão, mal-estar e febre. Essas reações costumam ser leves e desaparecem em até 48 horas. Reações anafiláticas são raríssimas.
Como posso me vacinar?
Na Drogaria Araújo você encontra as vacinas contra a gripe. Você pode comprar sua vacina no App, Site ou Drogatel e ser vacinado em casa ou na loja.
Se quiser ser vacinado em sua casa ligue para 3270-5000.
Gostou de saber mais sobre a vacina da gripe? Vai se vacinar? Araújo tem!
Fonte: araujo