A Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta segunda-feira (10) o pagamento da primeira parcela do Renda Solidária III – Cuidando da Gente. O programa foi criado pelo prefeito Emanuel Pinheiro e garante auxílio financeiro de um salário mínimo a 254 catadores de materiais recicláveis que atuavam no antigo aterro sanitário municipal.
Os trabalhadores receberão o benefício pelo período de 24 meses, conforme consta na Lei nº 6.912/2023, criada pelo próprio Poder Executivo e aprovada pela Câmara Municipal. Seguindo o cronograma montado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o pagamento deve ocorrer sempre no quinto dia útil de cada mês.
“Estamos honrando mais um compromisso assumido com essa categoria que muito contribui para o desenvolvimento sustentável de Cuiabá. Assim como fizemos durante a pandemia da Covid-19, com o Renda Solidária I e II, buscamos dar prioridade a esses trabalhadores, para que não fiquem desamparados”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.
A permanência dos profissionais no programa está condicionada ao cumprimento, de forma impreterível, de medidas como: estar cadastrado em um dos centro de referência de assistência social (CRAS) e manter atualizado o Cadastro Único (CadÚnico), para participação em programas do Governo Federal.
Somado a isso, ao menos um integrante da composição familiar do beneficiário deve participar dos cursos do Qualifica Cuiabá, idealizado pela primeira-dama Marcia Pinheiro. Em caso de menor de idade, ele deve ser inserido em outras ações, por exemplo: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Programa Siminina, Programa Criança Feliz, dentre outras.
“Com o apoio da primeira-dama Marcia Pinheiro, vamos possibilitar que essas pessoas sejam qualificadas e preparadas para novos desafios no mercado de trabalho, caso desejem. Também vamos colaborar para criação de uma cooperativa, para aqueles que queiram continuar no ramo da reciclagem”, completa o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews