A associação das fabricantes de motos instaladas no Brasil, a Abraciclo, anunciou nesta quarta-feira, 5 de abril, um novo presidente. Sai Marcos Fermanian, após 11 anos no comando da entidade, e entra Marcos Antonio Bento. Em comum, ambos são da Honda.
Com 27 anos de carreira na fabricante japonesa, Bento é atual diretor executivo de relações institucionais da Honda no Brasil, e agora se torna presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.
“É com muita honra e responsabilidade que assumo a presidência da Abraciclo, em um momento de pautas tão relevantes para a competitividade de um dos setores mais expressivos da ZFM (Zona Franca de Manaus). A produção e comercialização de motocicletas e bicicletas têm uma ampla cadeia, que promove investimentos, desenvolvimento econômico e social, não só na região da Amazônia, mas em todo o País”, afirmou o novo presidente da associação, em comunicado.
Quem é Marcos Bento?
Na Honda desde 1996, ele é formado em direito pela UFG (Universidade Federal de Goiás) e teve experiências nas áreas de Logística, Fiscal, Controladoria e Jurídica, abrangendo os negócios de motocicletas, automóveis e serviços financeiros na Honda. “A Abraciclo seguirá buscando equacionar as necessidades das empresas e da sociedade, reafirmando a necessidade da segurança jurídica para que o ambiente de negócios seja favorável, não só ao segmento de Duas Rodas, mas na economia como um todo”, disse Bento.
Por sua vez, Marcos Fermanian segue como presidente da Honda Serviços Financeiros. A Abraciclo ressaltou que Fermanian esteve à frente do setor de Duas Rodas durante a pandemia da covid-19, além de promover “o desenvolvimento e a modernização industrial das fabricantes de bicicletas e motocicletas, a abertura das filiais em Brasília (DF) e Manaus (AM), a participação da entidade nas Câmaras Temáticas da SENATRAN (Secretaria Nacional do Trânsito)” durante mais de uma década.
Quem faz parte da Abraciclo?
Nem todas fabricantes de motos do Brasil fazem parte da Abraciclo, a exemplo de Voltz e Shineray, que não se uniram à entidade. Fundada em 1976, a associação reúne 14 empresas em seu quadro, entre os setores de motocicletas e bicicletas. São elas: BMW, Dafra, Ducati, Harley-Davidson, Honda, JTZ, Kawasaki, Suzuki, Triumph e Yamaha, para motos, e Caloi, Houston, Ox Bike e Sense, para bikes mercado. No total, as fabricantes do setor de Duas Rodas geram cerca de 15 mil empregos diretos em Manaus, afirma a Abraciclo.
MAIS DO MUNDO MOTO
Fonte: motoo