A Páscoa é uma das épocas do ano em que é difícil manter a alimentação saudável. Mas, com equilíbrio e bom senso, você pode aproveitar todas as delícias da época sem gerar grande impacto no seu processo de perda de peso.
Planeje-se: se você sabe que no almoço vai comer mais doces, massas ou outros alimentos fora do seu cardápio, procure reduzir o consumo de carboidratos no café da manhã, lanche e jantar. Nessas refeições, capriche na ingestão de de proteínas (ovo, carnes, laticínios), frutas, legumes e verduras.
Mantenha o equilíbrio: nada de pular refeições para comer mais chocolate. Isso só vai fazer com sinta muita fome e acabe exagerando no doce. Siga seu cardápio normalmente e coma o chocolate sem culpa, mas em quantidade suficiente para matar sua vontade, não para se empanturrar.
Volte à rotina o quanto antes: na Páscoa, é comum sobrar chocolate para comer por uma semana, às vezes até um mês. Mas você não deve fazer isso e precisa retomar o cardápio saudável na refeição seguinte. Dê os doces que sobraram para a família, amigos ou doe para alguém. Caso queira continuar consumindo chocolate ao longo da semana, o ideal é optar por versões mais saudáveis do alimento:.
“O chocolate com pelo menos 70% de cacau na composição pode ser nutritivo, já que contém magnésio e compostos ativos positivos para a saúde, além de ter menor teor de açúcar. O segredo, como tudo, é não exagerar e comer uma porção pequena”, orienta Samantha Rein, nutricionista responsável pelos Cardápios para Emagrecer.
Quer receber gratuitamente em seu email dicas de alimentação saudável e perda de peso? Cadastre-se na (]*rel=”)noopener(“[^>]*>)newsletter de VivaBem e leia conteúdos como esse todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Aos sábados, quem é (]*rel=”)noopener(“[^>]*>)assinante UOL recebe 5 menus exclusivos de (]*rel=”)noopener(“[^>]*>)Cardápios para Emagrecer, programa para perda de peso saudável, lista de compra com os ingredientes da dieta e receita. Veja os cardápios desta semana: