Um ataque brutal de um ou mais cães deixou 16 cordeiros mortos e outros com ferimentos graves em uma fazenda em Fife, na Escócia, nesta segunda-feira (3).
Segundo a polícia, os animais recém-nascidos foram atacados entre 10h30 e 13h30. As informações são do jornal Daily Record.
O produtor, Stuart McDougall, ficou chocado com a cena de “carnificina” que encontrou em sua propriedade, e disse que alguns cordeiros ainda estavam vivos, mas com as entranhas expostas.
McDougall afirmou que o ataque foi tão violento que vários cordeiros tiveram as pernas quebradas e foram separados de suas mães.
Seis morreram imediatamente, e os outros tiveram que ser sacrificados.
Os cordeiros tinham apenas alguns dias de vida, e os veterinários temem que mais animais possam morrer por infecção nos próximos dias.
McDougall, que aluga a terra, tem um rebanho de 400 cordeiros e ovelhas.
Ele afirmou que o prejuízo já ultrapassa £7000 (cerca de R$ 44 mil), e que a família está emocionalmente abalada.
O produtor contou ainda que há oito anos, seus cordeiros foram atacados por um cão, mas a situação foi resolvida com a responsabilização do dono.
Ele pediu que os donos de animais de estimação sejam mais cuidadosos e lembrou que a temporada de cordeiros está em andamento. “Eu não tenho nenhum outro tipo de renda. Isso é tudo o que temos”, disse ele.
A polícia está entrevistando testemunhas que possam ter visto o ataque, e lembrou que os proprietários de cães que atacarem animais de fazenda podem ser processados e enfrentar multas de até £40.000 (R$ 254 mil) ou 12 meses de prisão.
O superintendente local da polícia, Mike Flynn, disse que as pessoas devem manter os cães na coleira perto de áreas de fazenda.
Fonte: canalrural