Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Aprenda sobre a Folha da Fortuna: benefícios, usos e como cultivar

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Ana

A folha-da-fortuna, ou Kalanchoe pinnata, é uma planta ornamental nativa da África. Também chamada de saião ou folha-da-vida, a espécie é utilizada para uso medicinal e oferece muitos benefícios à saúde. No decorrer da matéria, conheça as características da planta e saiba como cultivá-la com dicas do engenheiro-agrônomo Henrique Figueiredo.

Como cuidar da folha-da-fortuna: 8 dicas para ter sucesso

A folha-da-fortuna é uma planta pertencente ao grupo das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). Ela possui folhas com propriedades medicinais que podem ser usadas no tratamento de diferentes doenças. A seguir, conheça os benefícios da espécie e saiba como cultivá-la, segundo as orientações do engenheiro-agrônomo Henrique Figueiredo:

1. Irrigação

De acordo com o especialista, a folha-da-fortuna é uma planta da família das suculentas, por isso, deve receber regas moderadas durante o cultivo. Figueiredo recomenda o uso da técnica de “tocar o solo com os dedos” para verificar a umidade e o momento ideal da irrigação. Se ao tocar no substrato, o dedo sair sujo, o solo está encharcado, assim, é preciso reduzir as regas. Caso o dedo saia limpo, o solo está seco e pronto para receber uma nova irrigação.

2. Luminosidade

A espécie se adapta bem aos ambientes de sol pleno e à meia-sombra. Em áreas internas, a iluminação deve ser direta, pelo menos de 4h a 6h por dia. “A luz solar da manhã é ideal para a planta, pois não é tão forte e oferece a iluminação na medida certa”, garante o engenheiro.

3. Adubação

A folha-da-fortuna pode receber adubação durante o cultivo para auxiliar no crescimento e na produção de novas mudas. Figueiredo recomenda o uso de adubos orgânicos, como o húmus de minhoca e o bokashi. “O uso de adubos inorgânicos, como os NPKs, também são indicados, mas devem ser utilizados conforme a recomendação do fabricante”.

4. Solo ideal

Assim como a maioria das suculentas, a planta aprecia solos ricos em matéria orgânica e com boa porosidade. Para o cultivo em vaso, o especialista indica o uso de 2 partes de terra vegetal de boa qualidade e 1 parte de areia grossa de construção. Essa composição é ideal para fornecer a drenagem necessária do substrato, evitando, assim, o encharcamento das raízes.

5. Como fazer mudas

“A reprodução da folha-da-fortuna ocorre por meio da estaquia de galhos, que podem ser cultivados diretamente em um vaso com substrato”. A espécie também possui pequenos brotos que surgem ao redor do caule principal, assim como na ponta de suas folhas.

6. Uso medicinal da folha-da-fortuna

Segundo Figueiredo, a folha-da-fortuna é muito utilizada para o tratamento de doenças de pele e também para problemas respiratórios, como tosse, asma e resfriado. Além disso, as suas folhas possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e nutrientes, que auxiliam no tratamento de doenças causadas por bactérias. “Também é comum o uso para o alívio de dores de cabeças, cólicas e distúrbios menstruais”.

7. Toxicidade

Apesar de oferecer muitos benefícios à saúde, a suculenta exige cuidados no uso medicinal e deve ser consumida apenas sob orientação médica. Pessoas com imunidade baixa, que usam remédios imunossupressores, e grávidas devem evitar a ingestão da planta.

8. Pragas

A folha-da-fortuna é uma suculenta que resiste às diferentes condições de clima e solo, porém é suscetível aos ataques de pragas e doenças. As cochonilhas e pulgões são os principais insetos que aparecem durante o cultivo. Para combatê-los, o especialista recomenda o uso de inseticidas e produtos naturais, como o óleo de Neem.

Após aprender a cultivar a folha-da-fortuna, que tal dar o pontapé inicial para construir uma horta em casa? Além de cultivar espécies medicinais, você poderá plantar alimentos orgânicos que trazem muitos benefícios para a saúde. Essa prática é prazerosa e terapêutica!

 

 

Fonte: tuacasa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.