Um estudo publicado na revista Nature Geoscience revelou uma informação que pode mudar o futuro da humanidade. Cientistas encontraram um importante reservatório de água na lua! A descoberta é inédita e pode ajudar nas próximas expedições humanas com destino à Lua!
A pesquisa, conduzida por cientistas chineses, foi publicada no dia 27 de março e mostra como a cratera com água pode ter sido formada. Os pesquisadores acreditam que grandes impactos, como meteoros, criaram buracos e a água foi formada pela reação do vento solar com hidrogênio e oxigênio.
A quantidade de água armazenada é enorme! Os cientistas estimam mais de 270 trilhões de quilos de água!
Mas como?
A integrante formação da água nas crateras foi explicada pelos pesquisadores no estudo publicado.
“A lua é constantemente atingida por grandes impactos como quedas de micrometeoritos e metáforas que vão criando essas esferas. Com uma grande carga de energia, a água se forma através do vento solar que reage ao hidrogênio e o oxigênio presentes em sua camada”, disse Sen Hu, co-autor da pesquisa.
A água estava dentro de pequenas esferas de vidro formadas a partir de todo esse processo. As amostras de esferas foram coletadas em viagens da China à Lua em 2020.
Hejiu Hui, da Universidade de Nanjing e um dos pesquisadores envolvidos na descoberta, afirmou que o teor da água encontrada nas esferas, individualmente, é algo ainda muito pequeno. Ao todo, foram analisadas 117 esferas.
Leia mais notícias boas:
E o futuro?
Para Mahesh Ananda, coautor do estudo e pesquisador da Universidade Open do Reino Unido, a descoberta é muito importante, mas pode ser difícil extrair a água dessas esferas.
“Um calor moderado próximo a 100°C seria suficiente para extrair água dessas esferas, mas precisaríamos de uma grande quantidade de esferas”, afirmou.
Os pesquisadores querem agora usar a descoberta para auxiliar futuras missões robóticas.
“A água é a matéria-prima mais procurada para permitir a exploração sustentável das superfícies planetárias, saber como a água é produzida, armazenada e reabastecida perto da superfície lunar seria muito útil para futuros exploradores”, afirmou Sen Hu.
Com informações de Nature Geoscience e Climatempo.
Fonte: sonoticiaboa