Levantamento realizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat) com hospitais particulares de Cuiabá, estima aumento de até 300% na procura por atendimento para crianças no Pronto Atendimento, e lotação de 100% das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos de internação pediátricos. De acordo com levantamento, apesar da alta ocupação a rede ainda tem capacidade de adaptabilidade de novos leitos e reforço no atendimento.
Segundo dados colhidos pelos Sindessmat, o aumento na procura por atendimentos de pediatria nas unidades de urgência e emergência ocorre no período de alta de casos de síndromes gripais e doenças respiratórias.
O crescimento acontece no atendimento ambulatorial e no pronto atendimento, e ocorre devido a sazonalidade dos vírus respiratórios. Algumas variantes de vírus prevalentes, como a Influenza, a Covid e o Rinovírus, que causam nas crianças e idosos esses sintomas gripais.
Assim como alerta o boletim InfoGripe, divulgado na última segunda-feira (27) pela Fiocruz, que apontam que 20 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
A orientação é manter cuidados diários como manter frequentemente a limpeza das mãos e evitar contato com pessoas com sintomas gripais, assim como o uso de máscara para pessoas com sintomas e assim que possível tomar a vacina da gripe logo que ela esteja disponível.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews