O outono começou, e Mato Grosso vem registrando grandes volumes de chuvas em todas as regiões neste mês de março. E os mato-grossenses da baixada cuiabana e interior do estado devem ficar atentos ao clima, pois a previsão para esta quinta-feira (23), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não será diferente.
O instituto emitiu nesta manhã um alerta laranja de chuvas intensas em 140 dos 141 municípios do estado, com possibilidade de ventos de até 100 quilômetros por hora em algumas regiões. Conforme a previsão, as chuvas devem cair entre o início da tarde e durante a noite desta quinta, quando os termômetros devem chegar à casa dos 20 graus.
Além disso, o Inmet alerta a população para se abrigar em locais seguros e evitar ficar em locais abertos ou próximo à redes de alta tensão, devido a probabilidade de trovoadas e quedas de raios, bem como evitar o uso de celulares ou notebooks conectados à tomada durante a chuva.
RIOS CHEIOS
Na baixada cuiabana, o nível do rio Cuiabá subiu 158% nos primeiros dias deste mês. Entretanto, conforme a Defesa Civil de Mato Grosso, apesar do grande volume de água, a situação é considerada normal para o período.
Somente neste mês, conforme medição oficial, as águas do Rio Cuiabá subiram 3,7 metros. E as sete horas desta quarta-feira (22/03), a régua marcava seis metros e quarenta centímetros de profundidade – quantidade ainda distante da cota de alerta, estipulada em oito metros e meio. Com a chuva, o clima em Cuiabá e Várzea Grande nesta quinta e na sexta-feira (24), deve permanecer entre os 25 e 32ºC.
Em Pontes e Lacerda (444 Km de Cuiabá), o Rio Guaporé, um dos principais rios da bacia amazônica, transbordou no último final de semana, devido às fortes chuvas que caíram na cabeceira do rio. Além do Guaporé, outros de seus afluentes também registraram alta no volume das águas.
Com o excesso de chuvas, foi necessária a abertura das comportas de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) existente no Guaporé, causando o transbordo, inundando áreas de pastagem e colocando em alerta moradores e pecuaristas de áreas próximas ao rio. Por lá, a previsão é também de muita chuva, e os termômetros devem oscilar entre os 20 e 30ºC.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews