Sendo um maior incômodo para uns e nem tanto para outros, em algum momento da vida, todos nós iremos nos deparar com as linhas de expressão e com as rugas.
Mas é possível preveni-las? Quais são os tratamentos? Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo desse texto, então continue a leitura!
O que são as rugas?
Quando vamos envelhecendo, naturalmente diminuímos a produção de colágeno, uma proteína produzida pelo corpo para garantir firmeza e elasticidade à pele. Além disso, também perdemos a elastina, que também dá elasticidade para a pele, e o ácido hialurônico, que é responsável por manter a pele firme, hidratada e lisa.
Somado a isso, as próprias expressões faciais como franzir a testa, cerrar os olhos, fazem com que o rosto adquira as denominadas linhas de expressão. E conforme elas se aprofundam na pele com o passar do tempo, elas se tornam rugas.
Esses sinais podem aparecer próximo aos olhos, abaixo da boca, abaixo do nariz e até mesmo em outras regiões do corpo como testa, pescoço e nas mãos.
O que causam as rugas?
Além da diminuição natural na produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico pelo organismo, alguns outros fatores podem intensificar o surgimento de rugas, como por exemplo:
- A exposição solar: a pele que está indevidamente exposta ao sol tem um acelerado processo de envelhecimento, o que intensifica o surgimento das rugas;
- Consumo de álcool e cigarro: o consumo exagerado de álcool e cigarro afetam o colágeno do corpo, desencadeando assim a flacidez e as rugas, o que provoca uma aparência mais velha à pessoa;
- Repetição dos movimentos faciais: ao repetimos expressões faciais como franzir a testa ou espremer os olhos, aumentamos a força do músculo na região, o que marca ainda mais o rosto.
- Estresse: quando estamos estressados, as glândulas suprarrenais acabam por aumentar a produção de cortisol, mais conhecido como o “hormônio do estresse”. A longo prazo, esse hormônio pode causar uma maior inflamação da pele, reduzindo a produção de colágeno e ocasionando rugas, manchas e flacidez.
- Má alimentação: quando se mantém uma alimentação rica em alimentos industrializados e pobres em fibras e vitaminas, aumenta-se a produção de radicais livres. Sem os antioxidantes necessários para combater esses radicais, o envelhecimento precoce da pele é favorecido.
- Qualidade de sono: a privação do sono está associada com o envelhecimento precoce da pele, pois intensifica a aparição de linhas finas, reduz a elasticidade da pele e promove uma pigmentação irregular.
- Não remover adequadamente a maquiagem: isso atrapalha o processo de renovação celular, o que acelera o envelhecimento da pele pelo surgimento de poros dilatados, rugas, vermelhidão e perda do viço.
Características e tipos de rugas
Você sabia que existem três tipos de rugas? Elas podem ser classificadas como:
- Rugas estáticas: são aquelas que surgem devido à perda de colágeno e principalmente devido à fadiga de estruturas da pele, podendo aparecer dos 20 aos 30 anos de idade;
- Rugas dinâmicas: surgem pela interação da pele com os movimentos da face, ficando marcadas. Essas linhas podem aparecer dos 40 aos 50 anos de idade.
- Rugas gravitacionais: são aquelas que são acompanhadas pela flacidez dos músculos. Elas costumam aparecer entre os 60 e 70 anos, sendo mais visíveis em regiões como pescoço, colo e rosto.
Como tratar as rugas e linhas de expressão?
Alguns cremes para rugas e loções são formulados especialmente para prevenir e atenuar essas marcas.
Para a escolha dos melhores dermocosméticos para as rugas, é necessário se atentar nos princípios ativos de cada produto. Portanto, separamos os principais, confira:
Retinol: é responsável por deixar a pele mais firme e mais elástica. É capaz de reduzir as linhas de expressão, rugas e flacidez.
- Retinol B3: esse sérum serve para o tratamento de rugas acentuadas, deixando a pele mais suave e radiante. Além disso, previne os sinais do envelhecimento, reduzindo as linhas finas.
Vitamina C: age como antioxidante, além de estimular a produção de colágeno e combater os radicais livres. Ela também potencializa os efeitos do protetor solar.
- Redermic Hyalu C: o produto conta com uma fórmula antienvelhecimento completa que estimula a produção de colágeno. Além disso, reduz as rugas profundas e conta com efeito densificador da estrutura dérmica.
Pantenol: um ativo capaz de promover uma ação calmante, renovar as células e também aumentar a proteção natural da pele.
- Eucerin Hyaluron Elasticity: faz com que o volume da pele seja restaurado e as rugas mais profundas sejam preenchidas de dentro para fora, realizando um efeito contínuo. É indicado para todos os tipos de pele com sinais avançados de envelhecimento.
Ácido hialurônico: é capaz de promover uma hidratação profunda na pele e estimular a produção natural de colágeno.
- Be Young Creme de Tratamento: esse creme promove um efeito botox capaz de renovar profundamente a pele. Ele também previne o surgimento de novas rugas e suaviza as existentes. Conta com uma nanotecnologia avançada capaz de penetrar profundamente na pele, com resultados visíveis em até 10 dias.
Ácido glicólico: ajuda a remover as impurezas da pele, promovendo uma esfoliação natural. Também é capaz de controlar a produção de óleo, reduzir cicatrizes e clarear manchas da pele.
- Neostrata Gel Plus: é um gel renovador facial sem enxágue indicado para a pele oleosa e acneica. Ele consegue reduzir o brilho e a oleosidade da pele, desobstruir e reduzir poros dilatados, estimular a renovação celular e uniformizar a textura e tonalidade da pele. É recomendado o uso noturno.
Quais são os procedimentos estéticos para tratar as rugas?
Em casos mais avançados das rugas na pele, existem algumas opções de procedimentos estéticos. As principais são:
- Peeling químico ou físico: o peeling é uma técnica capaz de estimular a produção de colágeno e elastina na pele, dando um aspecto de firmeza e elasticidade, promovendo a renovação celular e a remoção de células mortas.
- Preenchimento com ácido hialurônico: com esse tipo de preenchimento, o ácido hialurônico devolve volume, reestrutura a face e ameniza as rugas.
- Aplicação de toxina botulínica: a toxina botulínica é capaz de impedir a contração do músculo, disfarçando as linhas de expressão e as rugas. Ela também é capaz de prevenir o aparecimento de novas linhas de expressão.
- Microagulhamento: o microagulhamento promove a regeneração da pele, estimulando o colágeno dela e reduzindo os sinais de envelhecimento.
Como prevenir as rugas?
Apesar de não ter como prevenir totalmente o surgimento das rugas, pois elas fazem parte do processo natural do corpo, algumas ações ajudam a amenizá-las, como:
- Usar protetor solar no rosto e no corpo todos os dias;
- Manter a pele hidratada;
- Incluir os ativos antioxidantes no dia a dia, como a Vitamina C, E, Ácido ferúlico, Phloretin e Extrato de Blueberry. Eles conseguem neutralizar a produção de radicais livres;
- Investir em um produto antirrugas e incluí-lo na sua rotina de cuidados com a pele;
- Manter uma alimentação saudável;
- Evitar álcool e tabaco.
Fonte: araujo