Entenda os motivos e o que fazer se o seu carro a diesel começar a fumaçar. As soluções devem ser colocadas em prática em pouco tempo, já que a demora pode gerar grandes problemas ao automóvel.
É por esse motivo que o motor a diesel pode disparar
O disparo de um motor a diesel é um fenômeno assustador que, se não for interrompido, pode destruir o propulsor em poucos minutos.
Geralmente isso ocorre quando um problema em algum dos componentes do propulsor passa a permitir a passagem de óleo lubrificante para o cilindro.
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É por isso que motor a diesel dispara! O que fazer se fumaçar?
Entenda os motivos e o que fazer se o seu carro a diesel começar a fumaçar. As soluções devem ser colocadas em prática em pouco tempo, já que a demora pode gerar grandes problemas ao automóvel.
É por esse motivo que o motor a diesel pode disparar
O disparo de um motor a diesel é um fenômeno assustador que, se não for interrompido, pode destruir o propulsor em poucos minutos.
Geralmente isso ocorre quando um problema em algum dos componentes do propulsor passa a permitir a passagem de óleo lubrificante para o cilindro.
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Esse óleo começa a ser queimado, e, mesmo que se tente desligar o carro e cortar o combustível, o motor segue funcionando – e de forma descontrolada.
A rotação do motor fica altíssima, bem acima dos limites projetados pela montadora. Do escapamento sai uma nuvem de fumaça branca, e o ruído fica muito alto. Se não for parado a tempo, o propulsor irá continuar disparado até o momento em que as capas das bielas se soltem e partam o bloco do motor em milhares de pedaços.
Mas, afinal, o que leva o motor a diesel a disparar? O que fazer quando isso ocorre? Com a ajuda dos especialistas da InstaCarro, startup que conecta interessados em vender carros com lojistas de todo o Brasil, trazemos respostas para estas questões.
O fato é que até os motores a diesel mais modernos estão sujeitos a disparar, pois o propulsor com esse tipo de alimentação tem uma estrutura diferente dos alimentados por outros combustíveis, como por exemplo a gasolina.
Carros movidos a gasolina tem a queima de combustível controlada pela injeção de ar no sistema. Basicamente, quanto mais se acelera nesse tipo de carro, mais ar entra e mais combustível é injetado nas câmaras de combustão.
A história com o motor a diesel é outra, já que o controle da injeção é apenas do combustível – a admissão do ar não é controlada.
Por isso, se algum problema possibilitar a entrada de óleo lubrificante na câmara de combustão, o propulsor vai disparar e só vai parar quando o óleo do motor acabar ou quando o motor quebrar totalmente.
Confira a seguir aonde pode estar a origem do problema:
Turbocompressor
Em um tráfego lento, o motorista tem que acelerar e parar muitas vezes. Esse tipo de rotina faz com que a passagem de óleo lubrificante pelo turbocompressor seja mais fácil, chegando até os componentes de pós-resfriamento, se acumulando e apenas aguardando para fazer o motor disparar a qualquer atividade, seja em aceleradas ou em marcha lenta.
Falha de comando
Quando o combustível chega em excesso ao propulsor, significa que há uma falha de comando. Em carros antigos, isso acontece por uma falha mecânica ou montagem errada. Já nos modelos mais modernos, isso de deve a alguma falha nos sensores que controlam a quantidade de combustível.
Combustível
Sempre utilize o melhor combustível em seu carro. O motor a diesel de um carro moderno exige o diesel S10. Isso porque o diesel comum tem 50 vezes mais enxofre, podendo contaminar o lubrificante e os gases do cárter, prejudicando o trabalho da válvula de ventilação positiva do cárter, conhecida como válvula PCV.
Outros fatores também podem influenciar no disparo do motor a diesel, como: abastecer com combustível adulterado, ser agressivo na direção, não substituir o filtro de ar. Ou, ainda, deixar de fazer a correta manutenção do nível do óleo lubrificante.
Dessa forma é possível evitar o disparo do motor a diesel
Faça a manutenção do filtro de ar e do nível do óleo lubrificante corretamente e dentro do prazo. Além disso, sempre utilize o combustível indicado no manual do proprietário.
Uma boa dica é atentar-se ao consumo de óleo e não deixar ultrapassar o limite de 0,8 litro a cada mil quilômetros rodados. Quando levar o seu carro para a revisão, peça para o mecânico verificar se há óleo acumulado no turbocompressor.
E atenção: no dia a dia, não permaneça em marcha lenta por mais de 15 minutos de forma contínua.
O que fazer se o motor a diesel disparar
Se o motor a diesel do seu carro foi levado ao colapso e disparou, a primeira atitude a tomar é se proteger. Não tente desligar o veículo ou cortar o fluxo do combustível. Fazer isso gera altos risco de ferimento a você, como por exemplo ser acertado por uma biela em altíssima temperatura.
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Por isso, saia do veículo o mais breve possível e se afaste a uma distância segura. Na sequência, ligue para um mecânico especialista, que saberá como resolver a situação. Tenha em mente que o carro está descontrolado e não vale a pena o risco de perder a vida tentando controlá-lo.
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Fonte: garagem360.com.br