Sophia @princesinhamt
Notícias

Profissionais da saúde passarão por qualificação e unidades terão horário de funcionamento alterado – DIAMANTINO

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

100% dos profissionais da rede municipal de saúde de Diamantino participarão, entre os dias 21 a 24 de março, da primeira etapa de implantação do projeto Saúde Redes, que visa organizar a atenção básica de saúde e aperfeiçoar a qualidade do atendimento à população. Devido a qualificação, algumas unidades básicas de saúde estarão fechadas e outras com equipe reduzida, confira o cronograma de funcionamento:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que todos os pacientes tiveram seus exames e consultas reagendados e que nenhum usuário deixará de ser atendido.

Marineze Meira, secretária de Saúde, reforçou a importância da qualificação dos profissionais da saúde para melhoria na qualidade do cuidado e acolhimento dos pacientes.

“O treinamento é de extrema importância para o bom funcionamento da rede municipal de saúde. Diamantino é a primeira cidade no Brasil a ser contemplada como pólo desse projeto. Por meio dele vamos elevar a qualidade do atendimento à população. Desta forma, eu peço a compreensão da comunidade sobre o horário de funcionamento de algumas unidades”, frisou.

A secretária ainda relembrou a população sobre as atribuições das Unidades Básicas de Saúde “Os ESFs atendem pacientes eletivos, ou seja, que não necessitam de atendimento emergencial, por isso, em casos excepcionais, podem ser reagendados. Os serviços de urgência e emergência não serão interrompidos durante o treinamento”. 

PROJETO SAÚDE REDES

Desenvolvido em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo (SP), o projeto Saúde Redes tem o objetivo de organizar a rede de atenção à saúde a fim de aperfeiçoar a qualidade do atendimento à população, tendo como alvo o cuidado com o paciente.

A adesão à ação foi firmada em fevereiro deste ano pelos prefeitos de seis municípios da região Centro Norte de Mato Grosso (Diamantino, São José do Rio Claro, Rosário Oeste, Nortelândia, Nobres e Alto Paraguai). Também são parceiros do projeto: o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT). 

As ações são financiadas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROAD – SUS), por meio de uma aliança com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde. 

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.