“Nós, deficientes visuais, precisamos muito desses materiais, tanto das regletes como das bengalas, e nos sentimos incluídos na sociedade com ações como essa”, disse o músico.
O programa do Governo de Mato Grosso é desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Superintendência Estadual de Promoção e Articulação de Políticas Públicas de Pessoas com Deficiência. O programa SER Família Inclusivo foi planejado e colocado em prática pela primeira-dama do Estado.
As bengalas e regletes auxiliam as pessoas com deficiência visual e cegas nas suas atividades educacionais e no seu direito de ir e vir, possibilitando dessa forma a inclusão social.
A primeira-dama Virginia Mendes ressaltou a importância de aproximar as pessoas e resumiu o encontro em duas palavras. “Emoção e gratidão são as duas palavras que definem essa tarde de entregas de instrumentos que podem parecer simples para nós, mas para os cegos e deficientes visuais é um auxílio importante. A partir das diferenças podemos nos unir e mudar a vida das pessoas. Nós estamos à disposição no Palácio para discutir ações que possam de fato ajudar as pessoas, em especial a inclusão”, destacou.
“Quero agradecer a todos que estão aqui, aos nossos parceiros e apoiadores que não medem esforços para nos ajudar. Inclusive, ao secretário (de Educação) Alan Porto que sempre nos atende com as demandas da Educação; à secretária Laice na Secom, à secretária Grasielle na Setasc, à secretária-adjunta Arlete Lima da Secretaria de Estado de Saúde, representando o secretário Gilberto Figueiredo, empresários e voluntários que tornam trabalhos como esse que idealizamos possíveis. Quero destacar o total apoio do governador Mauro Mendes nos projetos sociais que idealizamos, ninguém faz nada sozinho”, lembrou a primeira-dama Virginia Mendes.
“Fiquei emocionada e feliz de ver a alegria do Pedro Gabriel, uma criança que vibrou ao receber uma nova bengala”, disse emocionada Virginia Mendes.
Adevanil Duarte enfrenta a cegueira há quatro meses por intercorrência de pressão alta e falou da alegria de estar perto da primeira-dama do Estado e da importância da bengala que recebeu.
“Fiquei cego há quatro meses e ainda estou em fase de adaptação e saber que temos esse apoio nos motiva. Fico feliz em saber que temos esse cuidado, porque nem todos podem comprar esses instrumentos que são fundamentais em nossa rotina, porque as bengalas são nossos olhos. É um orgulho ter uma primeira-dama tão dedicada”, afirmou.
O deputado estadual Max Russi participou da cerimônia e destacou a importância das ações desenvolvidas pela primeira-dama Virginia Mendes. “Mesmo com uma série de dificuldades em sua saúde, assim como muitos aqui têm dificuldades de muitas vezes de subir escadas ou atravessar uma rua, ela tem alguns problemas, mas, com muita força e muita garra, ela desempenha da melhor forma as ações sociais do estado de Mato Grosso, cada projeto, cada programa e iniciativa que ela desenvolve transforma a vida das pessoas”.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, citou exemplos de vida das pessoas que não conseguem enxergar. “São pessoas que têm uma história de vida como a dona Delzanira Queirós que saiu para trabalhar e depois de oito horas ela perdeu a visão. Tem o caso da Lavínia e de outras pessoas que tinham visão e que hoje sensibilizam outras pessoas. E como gestores públicos precisamos cada vez mais pensar ações que beneficiem as pessoas que precisam de acessibilidade e assim gerar a equidade”.
Ele ainda lembrou de outras ações da atual gestão para beneficiar as pessoas com deficiência.
“O governador Mauro Mendes juntamente com a primeira-dama Virginia Mendes e a Secretaria de Estado de Educação já tiveram a oportunidade de fazer a entrega dos óculos para pessoas 100% cegas que proporcionam a leitura facial, leitura de livros, reconhecimento de objetos, dando mobilidade paras as pessoas não conseguem enxergar”, pontuou Alan Porto.
“O cartão SER Família Inclusivo é uma ideia fantástica da nossa primeira-dama Virginia Mendes. É motivo de orgulho saber que podemos alcançar as pessoas com ações pensadas com tanto carinho pela primeira-dama de MT”, disse a secretária interina da Setasc, Grasielle Bugalho.
A superintendente Thais Augusta pontuou que o programa SER Família Inclusivo transforma vidas. “Parabéns primeira-dama, esse programa desde que começou já deu oportunidade a pessoas com autismo, pessoas com deficiência auditiva, e hoje é marco histórico para o nosso Estado. Quantas vidas transformadas”.
O músico Adalto Oliveira que adquiriu a deficiência visual há alguns anos reforçou a necessidade das pessoas receberem os instrumentos. “Em nosso Estado não temos as bengalas e regletes. É preciso pedir de outras regiões que produzem. A primeira-dama do Estado e o governo de MT estão de parabéns por promover eventos como esse”.
A cerimônia de entrega aconteceu no salão Clóvis Vettorato, no Palácio Paiaguás. Participaram do evento o deputado estadual Max Russi, os secretários de Estado de Comunicação, Laice Souza; de Segurança Pública, coronel Cesar Augusto Roveri; de Educação, Alan Porto; da secretária-adjunta de Saúde Arlete Lima, representando o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo; do presidente do Instituto dos Cegos de MT, Udeilson Arruda; do secretário adjunto da Governadoria, tenente-coronel Fernando Turbino, vereadores e outras autoridades.
Fonte: odocumento