Sophia @princesinhamt
Notícias

Fomentando a prática esportiva: Programa Cultivar chega às escolas de Várzea Grande

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

2025 word3

<!–

–>

O ex-jogador Paulo André Jukoski da Silva, o Paulão do Vôlei, medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona em 1992, esteve em Várzea Grande para lançar o Programa Cultivar, que difunde a Educação Física inclusiva para alunos da rede municipal. A cerimônia de lançamento do programa ocorreu na manhã desta quarta-feira, 15, no auditório do Anexo II da Smecel.

O Programa Cultivar tem como objetivo equipar as escolas com ferramentas didáticas e pedagógicas para o ensino e a aprendizagem do esporte educacional. Desenvolvendo os aspectos físico, intelectual, social e emocional do aluno, o programa utiliza metodologia própria. Ele inclui capacitações, materiais didáticos e plano de aula para professores e alu¬nos, além de uma plataforma online.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, o programa vai oferecer oficinas e formação em 8 modalidades esportivas: Futebol, Futsal, Voleibol, Tênis, Basquetebol, Xadrez, Hóquei e Badminton, para profissionais de educação física e professores que irão multiplicar os conhecimentos com apostilado completo para alunos do Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) de Várzea Grande.

“Iniciaremos as atividades do programa em 20 unidades da rede municipal e devemos ampliar essas atividades para todas as escolas de Ensino Básico porque acreditamos que, através da integração entre o pedagógico e o esporte, onde você organiza, motiva e propicia o engajamento, buscando o pleno desenvolvimento, físico, emocional e intelectual de nossos estudantes” declarou Fidelis.

O secretário lembrou também que o Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA), este ano estará atendendo 38 unidades, onde os alunos têm a possibilidade de desenvolver várias atividades e participam de várias oficinas no contra turno escolar. “Esse programa idealizado e implementado em nosso município já tem apresentado muitos resultados positivos, inclusive contribuindo para a elevação de várias escolas de Várzea Grande no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)” disse.

O secretário de Governo, Ismael Alves, representando o prefeito Kalil Baracat disse que a adesão do município ao Programa Cultivar vai motivar os alunos da rede municipal à prática esportiva, auxiliando o desenvolvimento físico, à saúde mental e psicológico dos estudantes. “No futuro, poderemos conhecer até grandes atletas que iniciaram sua trajetória incentivados pelas ações que serão desenvolvidas nesse programa. Quem sabe um dia não teremos outros ‘Paulões’ aqui em Várzea Grande?”, indagou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Tolares, o Pedrinho, saudou o secretário Silvio Fidelis, os representantes do Programa Cultivar e externou sua preocupação com os jovens que atualmente preferem mais os jogos eletrônicos e o celular do que as brincadeiras com os colegas da escola e do bairro. “Estamos sempre nos bairros da periferia e notamos a carência de projetos que fomentem a prática do esporte e lazer. E nas escolas estamos acompanhando os projetos que estão sendo implementados voltados a esta prática e isso é muito positivo”.

Em suas palavras, o ex-jogador da seleção brasileira, Paulão do vôlei, que após deixar as quadras se dedica ao apoio a projetos esportivos voltados para a educação e inclusão, disse que o Programa Cultivar é um sistema de ensino exclusivo desenvolvido para a iniciação de modalidades esportivas na Educação Física. “Desenvolve e melhora a saúde dos nossos jovens, representando um grande avanço no processo de ensino e aprendizagem do esporte educacional” explicou.

Durante sua palestra, Paulão fez um relato de sua trajetória desde sua infância até o ápice de sua carreira esportiva, das muitas vitórias e derrotas, das dificuldades, curiosidades e conquistas ao longo de sua vida como atleta e depois como dirigente esportivo. Falando ao público, Paulão avaliou o Programa Cultivar que trabalha com método próprio, englobando tanto aspectos físicos, intelectuais, como também os aspectos emocionais dos estudantes.

“A iniciação esportiva deve ser associada para a criança como o brincar. É importante brincar de esporte com as crianças. E como disse o secretário, o detalhe é o grande diferencial. Motivar a criança a brincar de competir, de interagir com o coleguinha, de criar o espírito de equipe e mostrar a eles a importância dos conceitos do esporte. O esporte é educativo, o esporte é cooperativo” finalizou.

O curso de capacitação – Workshop para os profissionais e professores de Educação Física da Smecel foi realizado no dia 15/03 nos períodos matutino e vespertino no Anexo II no bairro Marajoara e durante todo o dia 16/03 – quinta-feira, será no ginásio poliesportivo Fiotão.

Fonte: @secomvg

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.