Sophia @princesinhamt
Mundo

Ucrânia ordena que Igreja ortodoxa alinhada com Moscou deixe Kiev

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em mais um movimento para combater possíveis atividades subversivas russas, autoridades da ordenaram nesta sexta-feira, 10, que uma ala da Igreja Ortodoxa historicamente alinhada a Moscou deixe um mosteiro em Kiev onde está sediada.

Em comunicado, o Ministério da ucraniano afirmou que uma investigação revelou que a igreja “violou os termos do acordo sobre o uso de propriedade do Estado”, porém não deu detalhes. A ala usa como sede o Mosteiro de Kiev-Petchersk, declarado Patrimônio da Humanidade.

A decisão segue um cerco de Kiev à Igreja Ortodoxa da , afirmando que a instituição segue sob o patriarcado de Moscou, mesmo com a invasão iniciada no ano passado. O patriarca Cirilo I de Moscou é um firme defensor do presidente russo, , e deu sua bênção às forças russas que lutam na guerra. Durante o conflito, fez sermões anti-Ocidente e anti-Kiev.

A Igreja Ortodoxa da Ucrânia, no entanto, diz ter rompido laços com a e com o patriarca e afirma que é vítima de uma caça às bruxas.

Em novembro, o Serviço de Segurança da Ucrânia de “atividades subversivas dos serviços especiais ”.

Na ocasião, as autoridades responsáveis não deram detalhes sobre a operação, porém policiais foram vistos verificando identidades e revistando as dos fiéis antes de deixá-los entrar. Na época, um líder chegou a condenar o ataque e o chamou de um “ato de intimidação”

A também serviu para dividir ainda mais as duas igrejas, intensificando uma disputa de longa data sobre lealdade religiosa. Há três anos a Igreja Ortodoxa ucraniana se separou formalmente da liderança de Moscou, o que resultou na perda de várias paróquias ucranianas. Entretanto, muitas igrejas e mosteiros históricos permaneceram leais aos russos não só na religião, mas também na política.

O conceito de “mundo russo” faz parte da nova doutrina política de Putin, que visa proteger a língua, a cultura e a religião da Rússia, além de ter sido usado por ideólogos conservadores para justificar a intervenção no exterior.

Fonte: Veja

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.