Um dos super-heróis mais populares do mundo, o Homem-Aranha marca presença nos quadrinhos, desenhos animados, no cinema e é claro, nos games. Muito do seu sucesso se deve ao fato do aracnídeo ser “gente como a gente”, com relacionamentos, problemas e fraquezas que vão além daquilo que pode ser resolvido com superpoderes.
Primeiros games do Aranha
O herói também tem uma respeitável galeria de supervilões, como o Duende Verde, Venom, Doutor Octopus e tantos outros personagens marcantes – o que é perfeito para um bom videogame, tanto que Peter Parker e sua trupe chegaram ao mundo dos jogos digitais bem cedo: o primeiro jogo do Homem-Aranha foi lançado em 1982, para Atari 2600. Intitulado apenas Spider-Man, o jogo da programadora Laura Nikolich trazia o herói escalando prédios e desviando de obstáculos.
O jogo seguinte chegou em 1984: Questprobe Featuring Spider-Man é uma aventura narrativa para Commodore 64 e Apple II, os computadores de maior sucesso na época. O jogador tinha que digitar suas decisões e respostas para avançar na história. Em 1989, os computadores ainda receberam The Amazing Spider-Man and Captain America in Dr. Doom’s Revenge.
No mesmo ano, o herói fez uma aparição rápida e curiosa em The Revenge of Shinobi, da Sega: o vilão do game podia se transformar em outros personagens, incluindo o Aranha e o Batman, da DC. Porém, a Sega não tinha os direitos para usar os personagens e o game do ninja teve que ser relançado com versões remodeladas dos personagens!
Veja os “personagens banidos” do jogo no vídeo abaixo:
Homem-Aranha para todo lado
Nos anos seguintes o Spider-Man continuou marcando presença com participações especiais em jogos como The Punisher: The Ultimate Payback, lançado para Gameboy, e em títulos solo, sendo o mais famoso Spider-Man, de 2000, lançado para os consoles de quinta geração, como o PlayStation original. Nessa época a Activision era responsável pelos jogos do Cabeça de Teia e marcou a infância dos jogadores do PlayStation com um jogo totalmente tridimensional, onde o jogador poderia se locomover por diversos prédios e derrotar inimigos no melhor estilo beat’m up.
Entre 2002 e 2006, o Spider ganhou suas primeiras adaptações cinematográficas, que também ganharam versões nos games. O PlayStation 2 por exemplo, recebeu jogos como Spider-Man: The Movie (2002), Spider-Man 2 (2004) e Ultimate Spider-Man (2005). Até os tempos atuais, o personagem já participou ou protagonizou cerca de 40 títulos nos games – entre aventuras próprias e como membro de super-grupos como na série Marvel Ultimate Alliance e em Marvel’s Avengers.
Jogos para plataformas atuais
Entre os mais recentes está Marvel’s Spider-Man, game que conta uma história inédita sobre um Peter Parker já adulto, tendo que lidar com os problemas pessoais e diversos vilões que tomam conta da cidade. O jogo foi desenvolvido pela Insomniac Games e lançado originalmente em 2018 para PlayStation 4. Recentemente, o game ganhou uma versão para PCs com visuais remasterizados, ray tracing, taxa de quadros liberada e diversas outras melhorias.
Com visuais impressionantes, Marvel’s Spider-Man foi elogiado pela crítica e pelos jogadores, ganhando uma sequência em 2020. Marvel’s Spider-Man Miles Morales chegou aos consoles PS4 e PS5, sendo o primeiro jogo protagonizado pelo novo Homem-Aranha. Miles Morales também chegará aos PCs em breve, para que todos possam curtir a sequência dessa história emocionante.
Uma sequência já está confirmada: Marvel’s Spider-Man 2 trará não só os dois heróis, mas também o vilão mais popular da franquia: Venom. O jogo chega em algum momento de 2023 para o console PlayStation 5.
Você também é fã do Homem-Aranha? Conte qual é o seu jogo favorito e participe da conversa no canal do Game On no Discord!