Alguns motivos podem fazer um SUV ganhar ou perder espaço no mercado. Potência, acabamento, design, conforto, espaço, tecnologia embarcada, são alguns dos itens levados em conta pelo consumidor.
No entanto, quando um carro surge com alta popularidade, os anos seguintes geralmente são de consolidação, certo? Nem sempre. Já sabe de quem estamos falando? Isso mesmo, o Jeep Renegade.
Lançado em 2015 no Brasil e antes um sucesso de vendas, nem mesmo a chegada do Novo Jeep Renegade no ano passado amenizou a queda do modelo.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
Ele já foi o SUV mais vendido e hoje não aparece nem no top 10
Alguns motivos podem fazer um SUV ganhar ou perder espaço no mercado. Potência, acabamento, design, conforto, espaço, tecnologia embarcada, são alguns dos itens levados em conta pelo consumidor.
No entanto, quando um carro surge com alta popularidade, os anos seguintes geralmente são de consolidação, certo? Nem sempre. Já sabe de quem estamos falando? Isso mesmo, o Jeep Renegade.
Lançado em 2015 no Brasil e antes um sucesso de vendas, nem mesmo a chegada do Novo Jeep Renegade no ano passado amenizou a queda do modelo.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
Dessa forma, o Renegade não figura mais sequer no Top 10 de carros mais vendidos desde 2022, além de ter sido superado por concorrentes entre os SUVs.
Top 10 com SUVs na frente e Jeep ”Renegado”
De acordo com a Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave), o Jeep Renegade foi o 12º veículo mais vendido do país em 2022 com 51.398 unidades.
O modelo ficou atrás dos concorrentes de categoria: Hyundai Creta (10º com 62.651 vendas), Volkswagen T-Cross (7º com 65.341 vendas) e Chevrolet Tracker (6º com 70.806 vendas).
Além disso, também perdeu para o ”irmão” Jeep Compass, 9º no ranking com 63.564 emplacamentos. Nos dois primeiros meses de 2023 o Jeep Renegade ocupa a mesma 12ª colocação. Até o momento foram 6.068 comercializações.
Enquanto isso, no mesmo período, além dos três concorrentes já citados, o Nissan Kicks também ficou a frente do Renegade entre os SUVs.
Veja como está o ranking dos veículos mais vendidos até fevereiro deste ano (somente automóveis):
GM Onix – 13.246
GM Onix Plus – 11.289
Hyundai Creta – 9.575
GM Tracker – 9.065
Fiat Argo – 8.817
VW T-Cross – 8.748
Jeep Compass – 8.569
Fiat Mobi – 8.282
Hyundai HB20 – 7.833
Renault Kwid – 7.134
Até o momento, no mês de março que ainda tem muito pela frente, o Jeep Renegade já emplacou 1.373 unidades e trava uma verdadeira guerra com o Chevrolet Tracker para voltar a estar no Top 10 dos mais vendidos.
Anos dourados do Renegade
Hoje o Jeep Renegade briga para voltar ao top 10 de vendas e top 5 entre os SUVs, mas nem sempre foi assim.
Em 2021 o modelo foi o SUV mais vendido do país e terceiro em todas as categorias. Naquele ano foram 73.913 emplacamentos, ficando atrás apenas dos hatches Hyundai HB20 (86.455) e Fiat Argo (84.644).
Motivos para a queda
Ao comparar os cenários de 2021 e atual, poucas são as mudanças com relação aos modelos que ocupam o topo de emplacamentos do país.
Dessa forma, é possível dizer que a queda do Jeep Renegade se deve a fatores individuais, ou seja, que dizem respeito as características do próprio SUV e não algum diferencial dos rivais.
O primeiro e talvez principal motivo é o alto consumo de combustível.
Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, o Jeep Renegade nas versões Serie S e Trailhawk são capazes de percorrer apenas 9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada, com gasolina.
Quando são abastecidos com etanol, o consumo fica ainda maior: 6,2 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada.
Nem mesmo a presença de rivais de categoria no mesmo ranking indesejado parece ter diminuídos os danos ao Renegade.
O aumento da concorrência na categoria SUV com a chegada de modelos da Fiat pode ser outro fator considerável para a queda.
Nesse sentido, a artilharia pesada do Fiat Pulse e Fastback tem sido um pedra no sapato do Renegade, já que disputam o mesmo segmento de mercado.
Veja a nossa avaliação com o Jeep Renegade.
Clique aqui e aperte o botão ” Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Preço atual do Renegade e dos concorrentes
O Jeep Renegade na versão Sport custa atualmente R$ 134.190.Enquanto isso, o Chevrolet Tracker está disponível a partir de R$ 136.990. Já o Volkswagen T-Cross aparece no site oficial da montadora por R$ 136.990. Por fim, o Hyundai Creta e o Nissan Kicks custam, R$ 128.290 e R$ 110.990, respectivamente.
O que você achou? Siga @diadeajuda no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: garagem360.com.br