Além das medidas de aro, largura, profundidade de sulco da banda de rodagem, índice de carga, símbolo de velocidade e aplicações adequadas para o veículo, existem outras características que definem diferenças entre os tipos de pneus, que precisam ser observadas antes de adquirir o produto. Entre elas está o desenho da banda de rodagem, que pode ser assimétrico, direcional ou simétrico.
Diferenças entre os tipos de pneus definem desempenho e segurança
A variação no desenho não é de ordem meramente estética: o desenho também influencia no comportamento do pneu e, por consequência, do veículo. Com o auxílio do fabricante Dunlop, mostramos quais são as principais diferenças entre os tipos de bandas de rodagem.
Pneu assimétrico
O desenho assimétrico é aquele em que é possível verificar diferença de padrões de sulcos ao se traçar uma linha imaginária no meio da banda de rodagem. O lado voltado para fora do veículo possui blocos desenvolvidos para que o pneu suporte mais impacto e melhore a dirigibilidade e a aderência, principalmente nas curvas, além de não deixar que pedras ou outros detritos entrem na banda de rodagem.
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Entenda as diferenças entre os tipos de pneus
Além das medidas de aro, largura, profundidade de sulco da banda de rodagem, índice de carga, símbolo de velocidade e aplicações adequadas para o veículo, existem outras características que definem diferenças entre os tipos de pneus, que precisam ser observadas antes de adquirir o produto. Entre elas está o desenho da banda de rodagem, que pode ser assimétrico, direcional ou simétrico.
Diferenças entre os tipos de pneus definem desempenho e segurança
A variação no desenho não é de ordem meramente estética: o desenho também influencia no comportamento do pneu e, por consequência, do veículo. Com o auxílio do fabricante Dunlop, mostramos quais são as principais diferenças entre os tipos de bandas de rodagem.
Pneu assimétrico
O desenho assimétrico é aquele em que é possível verificar diferença de padrões de sulcos ao se traçar uma linha imaginária no meio da banda de rodagem. O lado voltado para fora do veículo possui blocos desenvolvidos para que o pneu suporte mais impacto e melhore a dirigibilidade e a aderência, principalmente nas curvas, além de não deixar que pedras ou outros detritos entrem na banda de rodagem.
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O lado voltado para dentro da banda é desenhado para permitir maior vazão da água, melhorando o desempenho na chuva com a redução da aquaplanagem e o centro da banda prioriza a tração.
Pneus assimétricos demandam uma maior atenção no ato da montagem, respeitando-se a inscrição na lateral do produto indicando qual é o lado interno e qual é o lado externo do pneu que deve ser aplicado. Para o rodízio de pneus, o desenho possibilita a mudança dos pneus de um lado para outro do veículo, assim como a simples mudança de eixo, mantendo-se o mesmo lado.
Pneu direcional
O pneu direcional é o mais fácil de ser identificado, pois a banda de rodagem forma o desenho que lembra o formato de um “V” e o sentido de rodagem deve ser observado para montar corretamente o produto no veículo. Este tipo de pneu é recomendado para consumidores que priorizam a esportividade e a dirigibilidade, especialmente em condições de piso molhado.
Sua principal característica é a maior aderência, pois seu desenho permite expelir água para fora da banda de rodagem mais rapidamente, aumentando a aderência e reduzindo a ocorrência de aquaplanagem.
Em contrapartida, o pneu direcional gera naturalmente um maior nível de ruído na rodagem e limitações no rodízio de pneus, pois o sentido de rotação deve sempre ser respeitado para manter as características de performance e segurança do produto.
Em sua lateral há uma indicação do sentido de rotação para a montagem das rodas. A realização de rodízios com maior frequência e maior atenção com a manutenção da pressão de ar conforme especificado pelo fabricante do veículo amenizam a ocorrência de ruídos durante o uso do veículo. O ruído em si não afeta a funcionalidade do produto.
Pneu simétrico
No pneu simétrico, ao traçar uma linha imaginária no centro de sua banda de rodagem, o desenho visto do lado esquerdo e o do direito são iguais. Portanto, se girarmos o pneu em pé, o desenho da banda de rodagem irá manter-se o mesmo.
Com isso, estes pneus podem ser montados nas rodas em qualquer sentido de rotação, o que facilita o rodízio de pneus nos veículos.
Rodízio de pneus
A Dunlop demonstra os métodos de rodízio conforme ilustrado abaixo. De todo modo, o cliente deve verificar no manual do veículo qual a forma de executar o rodízio é recomendada para o seu veículo especificamente. Caso o manual indique algo diferente, deve prevalecer a orientação do fabricante.
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“É importante que o condutor conheça o tipo de pneu usado por seu veículo, pois a montagem incorreta, no lado errado do sentido de rodagem, pode prejudicar o desempenho e a segurança oferecida pelo produto. Por isso, é necessário escolher uma oficina com profissionais qualificados quando for necessário fazer qualquer reparo ou mesmo o rodízio de pneus”, explica Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da Dunlop.
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Fonte: garagem360.com.br