Sophia @princesinhamt
Boas Ações

Verão sem culpa: como aproveitar e se refrescar com sorvetes naturais ou feitos em casa

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Responsável técnica em nutrição do Fort Atacadista, Anne Félix dos Santos, sugere uma opção saudável para enfrentar o calor

O sol cuiabano segue forte, mesmo com períodos de chuvas, típicas nessa época do ano. Na estratégia para se refrescar, o corpo pede mais água, bebidas mais frias e, é claro, um bom sorvete. Não é à toa, que entre os meses de dezembro e março o consumo de sorvetes do país é sempre maior. Segundo a Associação Brasileira de Indústrias de Sorvete (ABIS), o brasileiro consome de seis a oito litros de sorvete por ano. A Dinamarca, mesmo com temperaturas extremamente baixas, tem um consumo de nove litros por pessoa e, por lá, o consumo é similar em todos os meses do ano.

O diferencial do sorvete brasileiro foi a adaptação do uso de frutas frescas em diferentes sabores e até mesmo produtos regionais para o seu preparo. Hoje em dia, é comum encontrar sabores feitos a partir de frutas típicas como cupuaçu, cajá, umbu, caju e até outros inusitados como gengibre. O fato é que se antes o sorvete era considerado um grande vilão, por conta da gordura trans, conservantes e açúcar, o mercado começou a investir em receitas alternativas com produtos mais naturais.

O que também tem impulsionado o setor, é o crescimento do número de vegetarianos. Para se ter uma ideia, somente o sorvete vegano atinge 14% da população brasileira, o que dá em média, um público de 30 milhões de pessoas. No mercado geral, de acordo com dados da Abis, o Brasil é o 10º maior produtor mundial de sorvete.

Para quem quer aproveitar e incluir o sorvete mais saudável na refeição, a responsável técnica em nutrição do Fort Atacadista, Anne Félix dos Santos, compartilha uma receita fácil de fazer, com a refrescância do sorvete e o sabor do chocolate, além de ingredientes que ajudam na saúde. Confira:

Sorvete de cacau com linhaça
Ingredientes:
4 bananas da sua preferência maduras
2 colheres de sopa de linhaça dourada
Suco de limão 1/2
1 colher de chá rasa de canela em pó
1 pitada de cravo em pó ou 3 bolinhas de cravo moído
1 pitada de noz moscada (se quiser)
2 colheres de cacau em pó
1/ 2 xícara de chá de água

Modo de fazer:
Descasque as bananas e corte em pedaços. Leve ao freezer de 4 a 6 horas. Enquanto isso, cubra a linhaça com ½ litro de água e deixe descansando de 4 a 6 horas. Depois, lave e escorra a linhaça hidratada em uma peneira.

Retire as bananas do freezer e triture com suco de limão em um processador ou liquidificador até formar um creme. Reserve o creme no congelador e quando ficar firme bata novamente com a linhaça hidratada. Quando ficar novamente cremoso acrescente canela, noz moscada o cacau e bata novamente. Sirva na hora ou deixe 30 minutos no congelador.

Onde encontrar: Em Mato Grosso, as lojas do Fort Atacadista estão presentes em Cuiabá, nas avenidas Fernando Corrêa da Costa (Coxipó), Miguel Sutil e Rodovia Emanuel Pinheiro, na saída para Chapada dos Guimarães. Em Várzea Grande, na avenida da FEB. Para quem precisa abastecer a casa com variedade de produtos, a dica é aproveitar o Vuon Card, cartão exclusivo do Fort Atacadista, com descontos em centenas de itens e condições especiais de parcelamento.

Fotos: Banco de Imagens

Com assessoria

Fonte: noticiapositiva

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.