Em 2022, o setor de turismo gerou 6.197 empregos em Mato Grosso. Os dados, que foram divulgados recentemente, são da Sedec (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico) e levantados pela Seadtur-MT (Secretaria de Estado Adjunta de Turismo).
Segundo o levantamento, Cuiabá foi quem teve mais oportunidades para esse setor no ano passado, foram 2.348 novas contratações. Na sequência, veio o município de Sinop, com 528 postos de trabalho, depois Várzea Grande, com 365 e Sorriso, com 147 vagas.
Para a Seadtur, o turismo tem conseguido superar os dois anos que precisou ficar retraído por causa dos impactos causados pela pandemia da Covid-19, que chegou ao Brasil em 2020.
Atividades
Os dados mostram ainda outro aspecto. A alimentação foi a atividade que criou a maioria dos novos postos de trabalho: foram 3.897 oportunidade geradas nesse período. O alojamento veio na sequência, com 1.162 oportunidades e o transporte terrestre 410.
A base para fazer a análise do setor turístico do estado foi retirada do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho).
Fonte: primeirapagina