A ministra do Planejamento, Simone Tebet, não conseguiu sair do Guarujá (SP) para acompanhar o presidente Lula, em uma visita a São Sebastião, no litoral norte do Estado, nesta segunda-feira, 20. O petista saiu de Salvador (BA) para fiscalizar os estragos provocados pelas chuvas. A cidade onde Simone está também foi afetada.
De acordo com a assessoria de Simone Tebet, o efeito das chuvas sobre as estradas da região a impedem de se deslocar para encontrar a comitiva do presidente. Ambos devem conversar por telefone ao longo do dia.
O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, confirmou, até a manhã de hoje, no litoral. Ao menos 40 pessoas estão desaparecidas. O mais recente boletim do Palácio dos Bandeirantes informou que quase 2 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas.
“Mais de 500 pessoas seguem empenhadas nas ações de resgate e identificação das vítimas das chuvas que atingiram o litoral norte”, comunicou a gestão estadual. “Estão sendo utilizadas mais de 50 viaturas dos bombeiros, dez helicópteros e cães especializados na busca de pessoas.”
Freitas decretou estado de calamidade pública, por 180 dias, para ações emergenciais nos seis municípios mais “severamente afetados pelas chuvas: Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba”.
Fonte: revistaoeste