Sophia @princesinhamt
Economia

Justiça decreta falência da Livraria Cultura

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Justiça de ão Paulo decretou a falência da nesta quinta-feira, 9. A decisão ocorre mais de quatro anos depois de a 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central Cível aceitar o pedido de recuperação judicial da empresa.

A Livraria Cultura atribuiu a crise aos altos custos de produção, à queda na demanda por livros, a suposta falta de interesse por leitura e a crise econômica vivida no Brasil desde 2014.

O juiz Ralpho Waldo de Barros Monteiro argumentou que, apesar de reconhecer a importância da Livraria Cultura, a companhia não conseguiu superar a crise econômica. O plano de recuperação judicial vinha sendo descumprido, e a prestação de informações no processo vinha sendo feita de modo incompleto.

“É notório o papel da Livraria Cultura”, reconheceu o magistrado. “E não apenas para a economia, mas para as pessoas, para a sociedade, para a comunidade não apenas de leitores, mas de consumidores em geral. É com certa tristeza que se reconhece, no campo jurídico, não ter o grupo logrado êxito na superação da crise.”

A Livraria Cultura estava sob risco de ter a recuperação judicial convertida em falência desde 2020. Na época, os credores rejeitaram a versão definitiva do plano em que a empresa explicava como pretendia quitar dívidas e voltar a ser solvente.

Segundo Monteiro Filho, diversos créditos trabalhistas que deveriam ter sido pagos até junho de 2021 seguiam em aberto. Os relatórios mensais de atividades, produzidos pelas administradoras judiciais, ficaram prejudicados em razão da falta de pagamento de honorários que deveriam estar totalmente pagos em abril de 2021.

Quando entrou com o pedido de recuperação judicial, a empresa declarou ter R$ 285,4 em dívidas.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.