A Igreja da Anglicana decidiu, nesta quinta-feira, 9, que vai passar a oferecer bênçãos a casais do mesmo sexo em casamentos civis, o que representa uma mudança profunda em sua posição sobre a homossexualidade.
Após um debate que durou mais de oito horas, o Sínodo Geral, órgão governante da Igreja, votou por 250 votos a 181 para apoiar uma proposta dos bispos destinada a pôr fim a anos de desacordos sobre a orientação sexual de seus fiéis.
Apesar da decisão, posicionamentos claros tanto dos que defendem a igualdade total para cristãos LGBTQ+ quanto dos que argumentam que o ensino bíblico tradicional sobre casamento e sexo deve ser mantido sinalizam que o debate provavelmente não terminou.
Em outro passo em direção a uma religião mais progressista, a Igreja Anglicana também disse que vai estudar a possibilidade de em suas orações. O anúncio, feito na quarta-feira 8, ocorre em meio à crescente , utilizado por pessoas que não se identificam com o gênero atribuído ao nascer.
“Os cristãos reconhecem desde os tempos antigos que Deus não é homem nem mulher”, afirmou um porta-voz da Igreja Anglicana à agência de notícias Reuters. “No entanto, a variedade de maneiras de abordar e descrever Deus encontradas nas escrituras nem sempre se reflete em nossa adoração”.
A Igreja Anglicana dá permissão ao seu clero para interpretar e adaptar os textos oficiais, o que abriu uma brecha para que a linguagem neutra em termos de gêneros já fosse utilizada em alguns lugares.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante faça seu login no site para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.
Fonte: Veja