A Microsoft quer trazer um “co-piloto de IA” para a web com uma versão melhorada do ChatGPT. Ele será integrado ao navegador Edge e suportará a pesquisa do Bing.
As imagens e vídeos vazados há alguns dias sobre a integração do Bing com o (presumivelmente) GTP-4 estão corretos: um ChatGPT aprimorado está disponível na página de pesquisa e também será integrado à barra lateral do Edge. Semelhante ao ChatGPT, os usuários poderão digitar perguntas diretamente no novo Bing e receber respostas para as quais podem acompanhar com perguntas adicionais.
A IA conversacional permanecerá no contexto e oferecerá links da web adicionais que correspondem a uma resposta. A pesquisa tradicional na web ainda estará disponível.
Modelo melhorado para a busca
Diz-se que o novo modelo fornece informações mais atualizadas com respostas anotadas, ao contrário do ChatGPT. De acordo com Dena Saunders, gerente de produto da OpenAI e do Bing, a integração do Bing inclui um recurso que exibe consultas geradas pelo modelo para um prompt.
Diz-se que o modelo é atualizado regularmente com dados atuais, notícias e informações baseadas em localização. Não houve detalhes sobre a atualização do modelo, mas a Microsoft promete uma pontualidade “impressionante”.
A combinação de IA e pesquisa na web também ajudará na verificação de fatos, diz a Microsoft. Em uma breve aparição no palco da Microsoft, o CEO da OpenAI, Sam Altman, falou sobre “modelos de próxima geração específicos para pesquisa”, sem usar o termo .
Além disso, a Microsoft diz que desenvolveu “uma maneira proprietária” de trabalhar com o modelo OpenAI que permite aproveitar ao máximo seu poder. A Microsoft chama essa coleção de “capacidades e técnicas” de “Modelo Prometheus”.
A Microsoft diz que o modelo oferece “resultados mais relevantes, oportunos e direcionados com maior segurança. A Microsoft também está aplicando o modelo de IA à pesquisa tradicional do Bing, que, segundo ela, resultou no “maior salto de relevância em duas décadas”.
Liberação pro mundo com cautela
Além da integração do Bing, uma integração de barra lateral no navegador Edge é projetada para ajudar no processamento de informações. Por exemplo, o recurso de IA do Edge pode resumir automaticamente PDFs em algumas frases ou adaptar o código mostrado em sites como o Stackoverflow. Os recursos de pesquisa do ChatGPT também estão disponíveis, então parece que você não precisa visitar o Bing para pesquisar por bate-papo.
Para a interface de bate-papo, a Microsoft diz que investiu pesadamente em segurança. A empresa conta com o ajuste fino, um sistema de filtragem de conteúdo do Bing e sistemas que podem reagir rapidamente a novas ameaças.
A Microsoft está usando o sistema de IA como um “mau ator” ou “Team Red” para encontrar e remover violações de regras ou conteúdo perigoso. Espera-se que o novo software de IA seja lançado globalmente, mas lentamente.
Uma “prévia limitada” do novo Bing e Edge AI para um número limitado de consultas de pesquisa está disponível hoje no site tradicional do Bing, de acordo com a Microsoft. Espera-se que uma versão móvel seja lançada.
CEO da Microsoft Satya Nadella ataca o Google
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, chama a nova pesquisa na Web baseada em IA da Microsoft de um “novo dia na pesquisa”. Otimizada para conversas, a IA é projetada para dar aos pesquisadores respostas diretas às suas perguntas, em vez de apenas servir links.
Nadella deixa inequivocamente claro: a Microsoft está atacando o principal negócio do Google, a pesquisa. O Google planeja responder com “” muito em breve.
No entanto, a Microsoft tem uma vantagem decisiva aqui: não tem nada a perder na pesquisa e no navegador, enquanto o Google pode perder tudo. Na pior das hipóteses, a Microsoft enfrenta falhas como antes – ou danos à sua imagem se a IA cuspir conteúdo prejudicial.
O Google, por outro lado, como líder indiscutível na pesquisa na Internet, está atacando seu próprio modelo de negócios com essa nova forma de pesquisa. Mesmo que o Google possa ficar à frente da Microsoft em termos de participação de mercado na era da pesquisa por IA, apenas o futuro dirá se essa nova forma de pesquisa pode ser monetizada da mesma forma que a pesquisa tradicional na web.
É um momento desafiador para o Google, mas a empresa parece bem preparada.
Fonte: andrelug