Sophia @princesinhamt
Política

Com protestos, promessa de honrar votos e percalços engraçados, deputados federais de MT são empossados

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Os oito deputados federais eleitos por Mato Grosso tomaram posse na Câmara Federal na manhã desta quarta-feira (1º) em Brasília. Com mais da metade da bancada mato-grossense renovada, a posse foi marcada por postagens nas redes sociais com afirmações de honrar os eleitores, desabafo de vencedores, protesto contra censura, presença das famílias e até mesmo percalços engraçados.
 
Membro do União Brasil, coronel Assis assumiu o compromisso de lutar pela segurança pública. Após 28 anos na Polícia Militar de Mato Grosso, instituição da qual foi comandante Geral entre 2019 e início de 2022, o agora deputado afirma que a nova missão na política será alinhada às pautas da direita e que fará oposição ao governo Lula (PT) e a todo projeto que represente retrocesso ao país.

Leia também: 

O novo deputado irá participar da Frente Parlamentar de Segurança Pública e busca articular para assumir posição de liderança junto à coordenação do grupo, que é considerado um dos maiores na Casa de Leis.
 
Experiente em Brasília, o deputado federal Fábio Garcia (União) passou por um perrengue digno de filme de comédia. Em postagens nas redes sociais, Fábio contou que na noite de ontem ele participou de um jantar oferecido pelo União Brasil com os membros do partido. Acontece que durante a noite, ele tirou o blazer devido ao calor. Ao acordar hoje pela manhã, o deputado percebeu que havia esquecido a parte de cima do terno no restaurante da noite anterior.
 
“Hoje acordei cedo, vou me aprontar pra vir pra posse, cadê o blazer? Sai correndo, esperando pra uma loja abrir às 9h pra comprar um terno pra vir pra posse. Mas deu certo, comprei o terno e caiu certinho”, contou Fábio Garcia, que além da postagem bem humorada, garantiu que irá atuar de forma firme, corajosa e independente.
 
Um dia após o aniversário, o agora deputado Abílio Brunini (PL) postou alguns vídeos ao lado da esposa e em um deles afirmou: “Muitos tentaram nos tirar daqui, mas deus é justo e fiel”, se a vitória na justiça que conseguiu na segunda-feira (30), quando , que ocorreu em 2020, na Câmara de Vereadores de Cuiabá. Com isso, o novo deputado garantiu os direitos políticos para que ele tomasse posse e assumisse o mandato.
 
uma foto em que ela aparece ao lado de outros parlamentares segundo cartazes contra o presidente Lula. Conhecida como a parlamentar da ex primeira-dama Michelle Bolsonaro, Amália posou ao lado dos parlamentares como Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli, Nikolas Ferreira  e postou nas redes sociais com a frase: “A foto tá pesada!!! Respeita esse time”.
 
Coronel Fernanda (PL) postou uma foto dentro do Plenário da Câmara e escreveu: “Despeço-me da carreira de policial militar e assumo o mandato que me foi outorgado por mais de 60 mil votos. (…) A trincheira agora é o Parlamento, onde as armas serão as palavras, o argumento, as boas ideias e a Constituição Federal”.
 
Fiel apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o sempre polêmico ao tomar posse usando uma mordaça preta na boca em protesta contra “a censura imposta aos parlamentares brasileiros pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes”. Por críticas ao STF, o deputado continua com as redes sociais suspensas por determinação de Moraes.
 
“Um congressista sem o direito de fala, que é assegurado pela Constituição, não pode representar de forma plena o povo do seu estado. A censura é inaceitável!”, disse Medeiros.
 
Acompanhados da família e amigos, os veteranos emedebistas Juarez Costa e Emanuelzinho, ambos do MDB, agradeceram os votos de Mato Grosso e afirmaram que irão trabalhar em prol do estado. Somente os dois parlamentares de Mato Grosso, atualmente são da base de Lula, devido à proximidade do partido com o governo Federal. 

Porém, Juarez ainda não se manifestou como um apoiador do atual presidente. Até o momento vem adotando uma postura mais isenta, criticou as invasões aos Poderes, no dia 8 de janeiro, e deve seguir no mandato de maneira mais independente. Já Emanuelzinho, que contou a presença dos pais Emanuel Pinheiro (MDB) e Márcia Pinheiro (PV), prefeito e primeira-dama de Cuiabá, está ao lado de Lula já desde a campanha e tem saido em defesa ao atual governo em diversas situações. 

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.