Quando você realizará suas tarefas, você começa pelo mais fácil ou mais difícil? Várias pessoas utilizam a técnica eficiente de começar pelo mais difícil para ser mais produtivo.
Uma das grandes questões de gerenciamento de produtividade que está no debate a anos: ter prioridade em quais tarefas realizar primeiro.
A verdade é que existem vários padrões de pensamentos sobre esse assunto.
Mas a verdade é que vários especialistas de produtividade acreditam que priorizar tarefas importantes já gera mais resultados.
Começar primeiro as atividades mais fáceis, rápidas e simples nem sempre é a melhor escolha para se ter eficiência em produtividade no trabalho.
Você começa pelo mais difícil no ambiente de trabalho?
Muitos profissionais acreditam que começar com as tarefas mais fáceis gera um impulso para levar as mais difíceis.
Já outros profissionais preferem gastar as energias nas mais difíceis e quando estiverem mais cansados, realizarem as mais simples e fáceis.
No entanto, muitos outros gestores de produtividade acreditam que concluir as atividades mais difíceis primeiro é a chave da eficácia. Começar pelas tarefas mais difíceis pode:
- Ajudar a solucionar problemas mais graves;
- Ter mais foco no que realmente importa;
- Sair da zona de conforto;
- Aceitar mais desafios no trabalho.
Ter produtividade no ambiente de trabalho requer e até mesmo saber priorizar as demandas mais importantes.
Aprenda sobre priorizar tarefas com estratégia
São várias as pesquisas científicas que comprovam que executar as atividades mais difíceis primeiro gera mais produtividade.
O desempenho dos profissionais em suas mesas de escritórios e outras atividades entendem a importância de facilitar o trabalho com estratégias produtivas.
No livro Eat That Frog, de Brian Tracy, o autor mostra estratégias que auxiliam as pessoas a priorizar tarefas.
É muito importante começar o dia realizando tarefas mais complexas, contribuindo assim para a produtividade e eficácia nos resultados.
Por que começar pelas tarefas fáceis parece ser menos produtivo?
São vários os profissionais que priorizam a produtividade que acreditam que completar tarefas mais fáceis primeiro é sinônimo de ser menos produtivo.
O que muitas pessoas não sabem é que esse tipo de teoria é reforçado por pesquisas comportamentais.
Vários estudos já comprovaram que começar por tarefas mais fáceis primeiro não ajuda de forma geral no trabalho.
Embora seja bom seguir o caminho mais fácil para realizar as responsabilidades do trabalho, ficar só na zona de conforto não terá nenhuma solução para a produtividade no trabalho.
Além disso, ficar escolhendo o que fazer no trabalho pode gerar:
- Insatisfação no trabalho;
- Falta de realização concreta;
- Improdutividade a longo prazo;
- Estagnação na zona de conforto.
Isso acontece porque o cérebro humano está programado para se sentir bem em relação a recompensas de curto prazo, e as tarefas fáceis e de rápida conclusão gera esse tipo de sentimento.
Por essa e outras razões, muitos profissionais estão inclinados a tomarem ações para ganhar recompensas curtas com as tarefas fáceis.
A verdade é que esse tipo de comportamento não trará bons resultados a longo prazo no comportamento profissional na empresa.
Como realizar as tarefas mais difíceis primeiro?
Antes de você desejar ter mais produtividade e resultados no trabalho, é importante você buscar estratégias para aplicar cada uma dessas ferramentas.
A verdade é que saber realizar as tarefas mais difíceis primeiro é um dos primeiros passos para ter eficácia e resultados no ambiente de trabalho.
Confira a seguir como você pode realizar suas tarefas e responsabilidades no trabalho organizadamente para priorizar as mais difíceis primeiro.
1 – Dividir as tarefas difíceis em partes pequenas
Saber dividir as atividades no trabalho para ter bons resultados é fundamental para a produtividade.
A organização também faz uma grande diferença quando um determinado profissional está atolado de responsabilidade.
Ter em organizar e reorganizar quando necessário é fundamental para realizar pequenas tarefas difíceis.
Por isso, quando você estiver com muitas tarefas difíceis para realizar, você pode dividi-las em pequenas partes e cumprindo em etapas.
Saber sobre dividir as tarefas para deixar o processo mais fácil é extremamente eficaz para poupar tempo e gerar mais produtividade.
e aperte o botão “Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
2 – Priorizar a lista de tarefas importantes
A priorização é fundamental para quem deseja ser produtivo e gerar bons resultados na empresa. Você precisa entender que uma lista é uma das excelentes ferramentas de organização.
O que você achou? Siga no Instagram para ver mais e deixar seu comentário
Por isso, saber priorizar em uma lista pode lhe ajudar a realizar as tarefas mais importantes do dia.
Na verdade, é que uma folha de papel e uma caneta pode salvar sua produtividade quando utilizada eficazmente a priorização de tarefas.
3 – Listar suas prioridades com antecedência
A organização ficará ainda mais eficiente se você saber antecipar sua lista de prioridades para o dia seguinte.
Uma das melhores formas de realizar as tarefas mais difíceis e listar suas prioridades. Com isso, é muito interessante você ter em mente com antecedência o que realizar no próximo dia no trabalho.
4 – Definir um tempo
Assim como você conseguiria realizar suas atividades mais difíceis, é muito importante você ter um prazo de entrega para ser ainda mais ágil no seu processo de trabalho.
5 – Separar as tarefas difíceis na noite anterior
Agir com antecedência pode ajudar você a lidar até mesmo com os imprevistos no ambiente de trabalho.
Para quem trabalha com prazo entende que alguns imprevistos muitas vezes podem até desencadear desorganização no processo de trabalho.
6 – Certificar que as tarefas difíceis estão bem definidas
Além de você ter disciplina e organização ao realizar suas responsabilidades no trabalho, você precisa ter consciência no que está fazendo para gerar bons resultados.
É muito importante você checar as tarefas difíceis a serem realizadas no outro dia para ficar simples e bem definidas para você.
7 – Utilizar o poder do hábito
Use suas melhores forças e para lhe ajudar a realizar as tarefas mais difíceis no trabalho.
Você pode utilizar os seus talentos e habilidades em determinadas áreas no ambiente de trabalho para gerar bons resultados significativos para o seu processo profissional.
8 – Ficar longe de distrações que tiram o foco no trabalho
Um dos grandes inimigos da produtividade são as distrações e momentos em que você se vê fora de foco e indisciplinado.
Você só conseguirá realizar suas tarefas de responsabilidade no trabalho se você tiver foco e determinação para efetuar cada uma delas.
…
Você gostou de saber mais sobre como começar pelo mais difícil e ter mais produtividade no trabalho? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes dicas de produtividade.
Cláudio Bernardo é formado na área de tecnologia, redator web e apaixonado por livros de ficção história. Em seu tempo livre ele gosta de estudar e escrever artigos sobre conhecimentos gerais e tocar violão clássico.