Sophia @princesinhamt
Política

Manifestação: AGU obtém bloqueio de bens de 40 pessoas

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu à Justiça Federal do Distrito Federal (JF-DF) o bloqueio de bens de 40 manifestantes presos por depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro.

O objetivo é ressarcir os cofres públicos, em caso de condenação definitiva dos envolvidos. Ao todo, 92 pessoas e sete empresas estão com o patrimônio bloqueado por financiar ou participar da manifestação.

Nas ações, a AGU argumenta que todos os envolvidos, financiadores ou depredadores, devem responder pelo prejuízo causado ao patrimônio público. Até o momento, as cifras somam R$ 18,5 milhões. Mais de R$ 4 milhões que pertencem aos manifestantes foram bloqueados.

Na decisão, o juiz federal Francisco Alexandre Ribeiro sustenta que a União identificou “fortes indícios de que os referidos réus tenham participado dos atos e das manifestações que culminaram na invasão e na depredação multitudinária das sedes oficiais dos Três Poderes da República, razão por que é absolutamente plausível a da União de que eles concorreram para a consecução dos vultosos danos ao patrimônio público, sendo passíveis, portanto, da bastante responsabilização civil”.

Ainda há um terceiro pedido de bloqueio de bens movido pela AGU, proposto na 27, que abrange outros 42 presos.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.