Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Quando falar o preço do seu serviço para seu cliente?

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O de um serviço como freelancer pode ser complexo e uma pergunta bastante frequente que recebo é em relação a quando informar o preço do serviço para o cliente.

Se receber um WhatsApp de um potencial cliente assim: “Olá, recebi seu contato de tal pessoal. Quanto é um site?”

O que responder?

Já informo o preço? Busco entender melhor o que o cliente está buscando? Tento marcar uma reunião? Ligo para a pessoa?

Nesse artigo quero compartilhar um pouco com você como eu acredito ser a forma mais interessante de lidar com esse dilema.

O dilema de quando informar o preço

Nosso objetivo como freelancer é:

Ou melhor:

Ou melhor ainda:

E para entender se um cliente vai nos atender e precisamos desde o início estar atentos para os sinais.

Quando um potencial cliente – ou lead – entra em contato conosco querendo saber o valor, algumas coisas podem passar na nossa cabeça:

E por aí vai.

Esses são questionamentos muito razoáveis e que vou explorar nesse artigo.

Mas no fundo, nosso dilema é sempre:

Eu digo o valor e arrisco perder esse cliente sem tentar vender para ele antes ou não?

Infelizmente, essa não é uma resposta tão simples pois varia muito do tipo de serviço que oferece, seu momento atual como freelancer e também o volume de oportunidades que você está recebendo.

Quando tentar vender?

Vamos começar pela situação que vale a pena não informar o valor diretamente e tentar fazer uma venda com esse potencial cliente.

Passar um cliente pelo seu processo de vendas é custoso. Você tem que marcar reuniões – online ou presencial -, preparar propostas, estudar o cliente e por aí vai. Então nem sempre vale a pena todo esse esforço uma vez que nosso tempo é limitado.

Para realizar uma venda, em geral seguimos um roteiro mais ou menos assim:

O objetivo desse processo é fazer com que o(a) lead entenda primeiro o valor do serviço, entenda que ela realmente precisa daquilo e esteja em uma que é mais fácil de aceitar até valores mais altos.

Na minha visão, as situações que valem a pena ‘esconder’ o preço até o último momento são:

Nesses casos acima normalmente valem mais a pena o tempo investido para tentar conquistar o(a) lead.

Quando falar o valor?

Há também momentos que falar o custos dos nossos serviços para os(as) leads é vantajoso. Em geral, esses momentos tem mais a ver com a nossa disponibilidade ou a velocidade com que atendemos os .

Ao dizer o valor diretamente para um potencial cliente, há uma grande probabilidade dele ou dela perceber nosso serviço mais objetivamente com base nos conceitos e ideias que ele(a) possui.

Se uma pessoa entra em contato com um massoterapeuta, pode querer saber o preço direto.

Essa pessoa vai ter uma ideia na cabeça dela do que é a massagem e vai avaliar o preço de acordo com esse imaginário.

Ao dizer o preço diretamente, estamos aceitando que pode ser que não teremos a chance de explicar os benefícios ou mesmo como funciona a sessão.

Eu considero as seguintes situações como boas para se dizer o preço diretamente:

Você decide para cada caso

No meu dia a dia eu sempre considero esses pontos acima para decidir se vou ou não dizer o valor diretamente para um potencial cliente que me abordou.

Para alguns serviços eu informo diretamente o preço. Para outros, eu busco compreender melhor via e-mail ou WhatsApp mesmo. Para alguns outros casos, eu realmente vou além e busco aprofundar nos desafios do cliente para oferecer algo mais preciso e substancial.

Cada caso é um caso e não precisamos ficar presos a apenas um jeito de agir.

Faz sentido? Me conta nos comentários.

Divirta-se!

Fonte: andrelug

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