Pelo segundo ano consecutivo a Stellantis, empresa que surgiu da fusão entre a Fiat Chrysler e a PSA, liderou as vendas no mercado sul-americano.
Além de posicionar a como a marca mais vendida no Brasil e a picape compacta como o veículo mais comercializado no país em 2022, outros nomes famosos dentro da Stellantis também alcançaram feitos relevantes por aqui no ano passado.
A , famosa por suas picapes de grande porte, contabilizou o maior incremento nas vendas entre todas as marcas considerando os segmentos de automóveis de passeio e comerciais leves.
Graças ao crescimento do portfólio de produtos no Brasil, a comercialização das picapes da marca saltou 83% no acumulado de 2022 (5.056 emplacamentos de acordo com a empresa) em relação ao ano anterior, quando 2.762 veículos da empresa ganharam as ruas do país.
Do volume total registrado em 2022, exatas 2.201 unidades ficaram por conta da , picape que fez sua estreia local em março do ano passado e custa R$ 484.990 em seu catálogo de entrada Laramie.
Outra novidade da Ram em 2022 foi a introdução da no Brasil, que chegou ao mercado por R$ 349.990 com a missão de surgir como uma alternativa às picapes médias topo de linha produzidas na região.
Além da norte-americana Ram, as francesas e , marcas que foram amplamente beneficiadas com o advento da Stellantis e seu formato de administração mais dinâmico, também navegaram por um cenário favorável em 2022.
A Peugeot registrou um salto de 41% nos emplacamentos, em grande parte graças a um incremento na estratégia comercial de alguns modelos, como o , e melhorias de posicionamento de produtos, como ocorreu com o hatch compacto e suas novas versões mais acessíveis com motorização 1.0 aspirada.
A Citroën, por sua vez, teve como destaque a estreia da nova geração do nacional produzido em Porto Real (RJ) e foi uma das marcas que mais cresceram em vendas no Brasil, com alta de 37,5% em seus emplacamentos.
Ao reunirmos todas as suas marcas, a Stellantis alcançou 32,9% de participação de mercado no Brasil. A empresa também foi líder na Argentina, com 30,7% de participação, e conquistou pela primeira vez a liderança de mercado no Chile, com 10,9% de participação.
Ao todo, a Stellantis comercializou 843 mil veículos na América do Sul em 2022, respondendo por 23,1% do mercado regional.
Fonte: autoo