A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), deflagrou na manhã desta sexta-feira (13.01) a Operação Impetus Tijucal, para cumprimento de 54 ordens judiciais com alvo no combate ao tráfico de drogas na região.
Os mandados judiciais, sendo 18 de prisão preventiva e 36 de busca e apreensão, foram decretados pelo Núcleo de Inquéritos Policiais da Capital (NIPO), tendo como base investigações e representações feitas pela DRE.
A primeira fase da operação Impetus Tijucal foi deflagrada em agosto de 2021 para cumprimento de 11 ordens judiciais, com objetivo inicial no enfrentamento ao tráfico de drogas na região, bem como para identificação de vínculos associativos entre os investigados. As diligências investigativas também tiveram lastro de inúmeras denúncias via 197.
Todo material arrecadado na primeira fase da operação e de denúncias foi analisado, sendo iniciadas novas investigações que revelaram o liame entre os investigados e uma facção criminosa local, com estruturas de arrecadação dos valores auferidos com o tráfico de drogas e outros crimes na região da grande Tijucal. Durante os trabalhos, foram identificados 36 pontos de difusão de drogas.
Segundo a delegada titular da DRE, Juliana Chiquito Palhares, o conjunto probatório arrecadado na investigação foi submetido ao Poder Judiciário e após análise do Ministério Público, foram expedidas as ordens judiciais que são cumpridas na operação desta sexta-feira (13).
“Trata-se de ação qualificada da Polícia Civil que identificou lideranças e pontos de tráfico de drogas na região, contando com a participação ativa e efetiva da sociedade”, destacou a delegada.
A operação foi planejada com a efetiva integração das Forças de Segurança do Estado, contando com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Canil SOE, Politec e Polícia Militar.
Estão envolvidos no cumprimento das ordens judiciais cerca de 160 policiais civis entre delegados, escrivães e investigadores de Polícia ligados à Diretoria de Atividades Especiais e à Diretoria Metropolitana.
A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-MT) assinou nesta sexta-feira (13.01) o contrato com a Fundação Getúlio Vargas, empresa que vai organizar e realizar o concurso público para o cargo de Fiscal de Tributos Estaduais.
O certame é para provimento de 30 vagas para cargos efetivos, de nível superior, com cadastro reserva. O extrato do contrato será publicado no Diário Oficial de segunda-feira, dia 16 de janeiro.
A Fundação Getúlio Vargas ficará responsável por planejar, elaborar, organizar, formular as questões e realizar o concurso público. Todo o trabalho será acompanhado pelo Comissão Organizadora do certame.
De acordo com a Sefaz, a previsão é que o edital seja publicado nas próximas semanas.
“Seguimos firmes com o cronograma para reforçar o quadro da fiscalização da Sefaz ainda em 2023”, afirmou o secretário de Fazenda, Rogério Gallo.
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) publicou nesta sexta-feira (13.01) o edital do processo seletivo simplificado para o preenchimento de 80 vagas em cursos tecnológicos ofertados pela Escola Técnica Estadual de Cuiabá. Estão abertas 40 vagas para reparador de computadores e 40 vagas para reparador de celulares. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de janeiro pelo link.
As aulas iniciarão no dia 06 de fevereiro e serão ministradas na modalidade presencial na sede da Seciteci Alta Performance, localizada na Avenida Mato Grosso, Nº 173, em Cuiabá. O curso tem a parceria do Programa de Recondicionamento de Computadores – RECYTEC.
Os interessados precisam ter idade mínima de 16 anos completos e ensino fundamental concluído. O formulário de inscrição está disponível na página da Seciteci, em Portal de Processos Seletivos. As provas serão aplicadas entre os dias 17 e 24 de janeiro, exceto sábado e domingo, mediante agendamento prévio, definido no ato da inscrição, conforme o edital. A avaliação conterá dois (02) jogos Sudoku, sendo um (01) nível fácil e um (01) nível médio, com duração máxima de 60 minutos cronometrados.
Fonte: odocumento