Chegou a época das promessas, e com elas pouca ação e muita frustração ao longo do ano. Antes de sair prometendo que vai mudar completamente sua vida, que tal rever como foi 2022?
Isso mesmo, para sua resolução de Ano-Novo sair do papel é importante avaliar o que deu certo no ano anterior e o que precisa ser revisado. Só assim seu ano novo terá em vista uma vida nova com mudanças concretas.
Para ajudá-lo nesse desafio, listo quatro passos que vão mudar a forma como você encara suas promessas e para conseguir atingir resultados.
1. Mudar tudo ao mesmo tempo não dá certo
Nosso corpo consegue se adaptar e se ajustar a novas rotinas, porém, se tentamos fazer tudo ao mesmo tempo, gera uma e um desconforto, por estar saindo rápido demais da zona de conforto.
O segredo aqui é ir fazendo as mudanças aos poucos, e com isso realmente mudar os hábitos para sempre. Para isso, proponho uma mudança ao longo de três meses.
Olhe para sua rotina alimentar hoje e cite 12 atitudes que você precisa mudar para chegar mais próximo do seu objetivo. Aqui, não precisam ser atitudes superelaboradas, pode ser algo como: incluir salada no jantar, reduzir refrigerante ou bebida alcoólica pela metade, incluir fruta todo dia, beber mais água, sair do , dormir mais cedo, enfim, liste 12 hábitos que você vai se dispor a mudar.
Olhe para esses hábitos e coloque em uma lista do mais fácil para o mais difícil. Agora, toda semana você vai pegar uma atitude e incluir na sua rotina.
Na primeira semana você vai seguir o primeiro item da lista; na segunda semana vai manter o primeiro item e acrescentar o segundo; na terceira semana vai manter o primeiro e o segundo item e acrescentar o terceiro. Faça isso até completar as 12 semanas.
Em três meses você terá modificado diversos aspectos do seu dia a dia, porém de forma lenta, sem sofrimento e de forma gradativa.
2. Especifique suas metas
Não adianta simplesmente dizer que vai incluir salada no jantar, você precisa planejar como vai fazer isso. Caso contrário, o que vai acontecer é você ficar apenas no desejo de mudar, porém quando chegar no horário do jantar, como você não se planejou, não terá a salada disponível e por mais um dia você vai apenas ter a intenção da mudança, e não a mudança sendo concretizada.
Por isso, para cada atitude que você colocar na sua lista, você vai descrever como ela será realizada. Por exemplo, se você vai incluir salada no jantar, como isso será feito? Que dia você vai ao mercado? Que dia você vai higienizar o hortifrúti? Que horas será o jantar?
Assim, você vai descrevendo a atitude. Você pode planejar da seguinte maneira: “Todo domingo pela manhã vou fazer a feira, chegar em casa e já higienizar os itens que comprei. Os legumes já vou cozinhar e deixar em potes dentro da geladeira, assim, ao chegar em casa à noite ao longo da semana, é só aquecer. As folhas vou deixar em um pote com papel toalha e trocar esse papel na quarta-feira. A salada crua ralada vou ralar metade e a outra metade deixo para ralar na quarta-feira, assim mantenho tudo fresquinho”.
Perceba como é diferente do que simplesmente falar “quero incluir salada no jantar”. Dessa forma, você traçou um plano de ação com data, horário e todo o passo a passo a seguir, ficando mais difícil se esquecer ou desistir da meta.
3. Sem restrição
Eu sei que é tentadora a propaganda de emagrecer rápido, mas você já parou para pensar o que realmente você está reduzindo? Quando fazemos uma dieta restritiva, realmente o peso na balança despenca, porém a maior parte acaba sendo líquidos e massa muscular. A gordura mesmo reduz muito pouco. O resultado é um corpo flácido e um metabolismo lento.
Além disso, dietas restritivas abalam muito nosso psicológico. Estudos mostram que 95% das pessoas que perdem peso com dietas restritivas voltam a engordar e, às vezes, ganham mais peso do que tinham antes de começar a dieta. É o famoso efeito sanfona, no qual a pessoa faz uma restrição, fica feliz com o resultado, não consegue manter a dieta por ser extremamente restritiva, desiste, volta a se alimentar como antes e recupera tudo que tinha perdido.
Foque em mudar seus hábitos para sempre. A mudança alimentar que você fizer não pode ter dia nem horário para acabar, ela precisa ser mantida para que você não volte a engordar. Esse é o segredo para emagrecer e manter seu peso.
4. Recomece quantas vezes for necessário
O processo de emagrecimento não é linear. Ele tem altos e baixos, e isso é normal e esperado. As pessoas que conseguiram emagrecer e mantiveram o peso conseguiram sucesso justamente por não terem desistido no primeiro obstáculo.
Claro que vão existir momentos em que vamos consumir mais do que o planejado, seja em uma festa ou após um dia exaustivo. Isso é normal e faz parte do aprendizado. O importante nesses momentos é respirar fundo e voltar para sua rotina, sem tentar compensar ou pular uma refeição.
Quanto mais você se esforçar para manter os bons hábitos, menos esses eventos vão acontecer e mais linear vai se tornando o processo.
O que não pode é desistir e recomeçar dois ou três dias depois. Você se perdeu no jantar de sexta-feira? Tudo bem! No sábado, você acorda como se nada tivesse acontecido e volta para a rotina, faz seu exercício, alimenta-se de forma balanceada e vida que segue.
O que não pode é pensar que já que comeu em excesso na sexta-feira, vai abandonar tudo e recomeçar na segunda-feira, pois isso vai colocar a perder todo esforço que você fez nos dias anteriores.