Sophia @princesinhamt
Notícias

Mauro Mendes é empossado governador: “Quero um Estado que seja ainda mais eficiente para entregar políticas públicas para o cidadão”

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word3

O governador Mauro Mendes, ao lado da primeira-dama Virginia Mendes, e o vice-governador Otaviano Pivetta foram empossados na tarde deste domingo (1º.01), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, para o segundo mandato à frente do Poder Executivo Estadual. Em seu discurso, Mauro agradeceu a união entre os poderes no primeiro mandato, e afirmou que o desafio dos próximos quatro anos é garantir uma maior eficiência nas entregas para os cidadãos mato-grossenses.

“No segundo mandato, teremos missões e tarefas talvez um pouco diferente: hoje temos um Estado que está figurando entre os melhores do Brasil, então nosso desafio será a eficiência. Quero um Estado que seja mais eficiente para entregar políticas públicas para o cidadão, que seja capaz de devolver à sociedade tudo aquilo que pagamos na forma de impostos. Quero, com a mesma lealdade, determinação e coragem, contar com apoio de todos vocês, deputados estaduais e federais, senadores, secretários e servidores. Os desafios serão diferentes, porém não serão menores”, afirmou. 

Mauro lembrou a dificuldade enfrentada no início do primeiro mandato, em 2019, que exigiu a tomada de medidas consideradas duras, à época, mas que foram fundamentais para garantir a excelente gestão fiscal alcançada ao longo do mandato, já reconhecida pela Secretaria do Tesouro Nacional. 

“Nós conseguimos, com muito esforço e com excelente resultado, concluir a missão que nos foi confiada, de consertar o Estado de Mato Grosso. Os números podem ser traduzidos pelo resultado da última eleição: honrosamente, recebemos 68,45% dos votos dos mato-grossenses, mais de 1,1 milhão de votos. Cada um deles depositou em todos nós que estamos no Executivo do Estado uma nova missão, que teremos que exercer ao longo dos quatro anos: trabalhar com a mesma seriedade, com Deus e nossos propósitos e, incansavelmente, persegui-los no dia-a-dia”, discursou o governador.

Então, agradeceu a parceria das instituições, deputados e bancada federal, que ajudaram o Governo de Mato Grosso a se recuperar.

“Obrigada pelas parcerias dessa Casa. Vou sempre agradecer, porque em momentos muito especiais vocês não faltaram com os mato-grossenses e com o Estado de Mato Grosso, e aos poderes, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Defensoria Pública, da forma unida como temos procurado desempenhar, cada um, o seu papel, e respeitando mutuamente e somando forças e energias para entregarmos mais para Mato Grosso e os mato-grossenses”, agradeceu.

Ao final, em nome da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e do filho, Luís Antônio, Mauro aproveitou para agradecer a parceria e o apoio da família ao longo do primeiro mandato. 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, também discursou durante a cerimônia de posse. Botelho, assim como o governador, lembrou da importância da parceria entre o Executivo e o Legislativo, que foi primordial para garantir avanços importantes no Estado.

Botelho parabenizou o governador pelas importantes obras e investimentos realizados no primeiro mandato, ressaltou a harmonia entre os poderes, e garantiu que a Assembleia continuará sendo parceira do Estado em prol do desenvolvimento econômico e social mato-grossense. 

“Enfatizo a independência e harmonia dos poderes no Estado de Mato Grosso, cuja independência jamais foi maculada. Vivemos em absoluto equilíbrio, mesmo quando há divergência de ideias. É assim que a democracia se fortalece. Por isso, trabalhamos e trabalharemos, dentro das nossas possibilidades, para que a produtividade do trabalho legislativo possa ser acelerado e, assim, serem atacados os problemas de base que afligem o nosso Estado”, finalizou, desejando prosperidade aos empossados.

2024 word3

Foto: Jâna Pessoa/Unaf

Solenidade
A solenidade de posse do governador Mauro Mendes e do vice-governador Otaviano Pivetta, realizada no Plenário das Deliberações da Assembleia Legislativa, foi célere. A cerimônia contou com uma breve oração, seguida da entrega das declarações de renda dos eleitos, conforme determina a Constituição Federal, e da leitura do juramento de posse, em manter, defender e cumprir a Constituição da República e de Mato Grosso. Por se tratar de reeleição, não houve transmissão de faixa.

Entre as autoridades que estiveram presentes na cerimônia estão a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino, o procurador-geral de Justiça, Ministério Público do Estado (MPE), Deosdete Cruz, os procuradores de Justiça Marcos Regenold e Marcelo Ferra, a defensora pública-geral, Maria Luziane Ribeiro de Castro e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso, Gisela Alves Cardoso. 

Também estiveram presentes os senadores Jayme Campos, Wellington Fagundes e Fábio Garcia (eleito), e a suplente Margareth Buzetti, deputados estaduais da atual legislatura e eleitos, secretários de Estado e prefeitos, dentre eles Kalil Baracat (Várzea Grande), Roberto Dorner (Sinop), Andrea Wagner (Jaciara) e Eliene Liberato (Cáceres).

Após a solenidade, o governador Mauro Mendes se dirigiu ao Palácio Paiaguás para coletiva de imprensa e dar posse aos novos secretários de Estado.

Eleição
A chapa do governador Mauro Mendes e do vice Otaviano Pivetta recebeu 1.114.549 votos totais, o equivalente a 68,45% dos votos válidos apurados na eleição de 2 de outubro de 2022.

Perfil
Mauro Mendes Ferreira exerceu o cargo de prefeito de Cuiabá, entre 2013 e 2016. Empresário, já esteve à frente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), do Sesi e Senai entre 2007 e 2010, e foi vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em 2019 foi eleito governador de Mato Grosso pela primeira vez, quando recebeu 840.094 mil votos.

O vice-governador Otaviano Pivetta também é empresário em Mato Grosso e ex-deputado estadual. Foi prefeito de Lucas do Rio Verde por três vezes, tendo assumido o cargo pela primeira vez em 1997. Sua última gestão, encerrada em 2016, recebeu mais de 80% de aprovação da população.

2024 word3

O governador em exercício Otaviano Pivetta confirmou que os chefes dos Executivos Estaduais de todo o país estão unidos pela democracia e condenaram os ataques contra os Três Poderes, praticados por manifestantes extremistas no domingo (08.01), em Brasília.

Pivetta esteve na Capital Federal nesta segunda-feira (09.01), após convocação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para alinhar as ações contra os atos de vandalismo.

“Foi unânime. A posição de todos os governadores foi de que os atos ontem foram um atentado contra o Estado Brasileiro, contra a democracia e contra as instituições que fundamentam a democracia. Nossa posição, é de que não podemos aceitar essas atitudes antidemocráticas, contra o Estado Brasileiro, que somos todos nós. Portanto, independente de questões políticas, todos os presentes estão do mesmo lado, a defesa da democracia e de suas instituições”, afirmou o governador em exercício.

Em Mato Grosso, as forças de segurança desbloquearam todas as rodovias estaduais, federais e municipais que haviam sido obstruídas pelos manifestantes após os ataques em Brasília.

Conforme a Secretaria de Estado de Segurança Pública, as equipes seguem monitorando e realizando policiamento nas rodovias, a fim de evitar novas interdições e garantir o direito de ir e vir de todos os cidadãos.

2024 word3

Estudantes remanescentes de comunidades quilombolas, matriculados em cursos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vão receber bolsa de estudo do Governo de Mato Grosso no valor de R$ 900, pelo período de oito meses. Ao todo, 56 alunos serão beneficiados. 

O Extrato de Termo de Convênio de nº 2859/2022, que define a concessão do benefício, foi publicado no Diário Oficial do Estado na edição do dia 2 deste mês. Os critérios para o recebimento da bolsa estão estabelecidos no Decreto 4.887/2003, que consideram remanescentes das comunidades dos quilombos os grupos étnico-raciais, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida. 

A previsão é que o auxílio comece a ser liberado em fevereiro. 

Os beneficiários ingressaram na UFMT após serem aprovados em processo seletivo fruto de uma política instituída pelo Programa de Inclusão de Estudantes Quilombolas (Proinq), idealizado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFMT, e que tem o apoio do Governo, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

“Esses estudantes de origem quilombola tiveram ingresso direto na universidade federal por meio de seleção específica, numa parceria entre a Seduc e a UFMT que foi retomada em maio de 2022 e que terá a duração de 10 anos”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ao pontuar que o Proinq foi pioneiro no Brasil, antes mesmo da Lei de Cotas.

À época, a seleção dos candidatos aprovados seguiu critérios de classificação que contabilizaram as notas do candidato no ensino médio, seja através do histórico escolar, da análise de pontuação máxima, comparando os últimos 5 anos do Enem ou outras provas que o candidato tenha realizado especificamente na rede pública de ensino.

O reitor da UFMT, Evandro Soares, disse que a participação da Seduc-MT foi imprescindível para a efetiva inclusão destes estudantes na instituição. “O Governo do Estado e a Seduc-MT se colocaram à disposição para nos ajudar, tanto na questão da prospecção, divulgando as vagas para os estudantes, como estimulando-os para esta possibilidade de ingresso na UFMT. Estamos muito felizes com esta contrapartida por meio de bolsas que totalizam R$ 400 mil”, declarou.

Para a superintendente de Diversidades (Sudi) da Seduc-MT, Lucia Aparecida dos Santos, o benefício pode transformar vidas. “Acreditamos nesta política e nos sentimos honrados em fecharmos essa parceria com a liberação desse recurso que irá garantir o bem-estar a esses estudantes. São egressos da nossa educação básica que precisam de mais visibilidade. Quando levamos a possibilidade da universidade aos quilombolas, estamos transformando vidas”. 

Em Mato Grosso, a Seduc-MT oferta a educação quilombola em cinco escolas nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Nossa senhora do Livramento, Barra do Bugres, Santo Antônio de Leverger e Chapada dos Guimarães, além de uma sala anexa em Poconé.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.