Beber regularmente é um hábito ruim para a saúde e atrapalha bastante a perda de peso. A seguir, explicamos por que o álcool contribui para as pessoas engordarem.
1. É bastante calórico: 1 g de álcool tem 7 calorias, enquanto 1 g de carboidrato tem 4 calorias. Para ter ideia, em uma lata (350 ml) de cerveja há cerca de 140 calorias, e algumas pessoas bebem facilmente 5, 6, 7 latinhas, ultrapassando as calorias de uma ou duas refeições (sem oferecer nutrientes ao corpo).
2. Aumenta o apetite: segundo Paola Machado, colunista de VivaBem, o álcool desregula a produção de hormônios que controlam a fome e a saciedade, fazendo você comer mais. Além disso, devido ao mal-estar gerado pela bebedeira, no dia seguinte você tende a preferir comidas calóricas e que geram conforto, como doces e fast-food.
3. Favorece o estoque de gordura corporal: como o álcool é bastante tóxico, nosso fígado fica focado em metabolizar a substância (para se livrar logo dela) e diminui a metabolização de nutrientes, como os carboidratos (açúcares). Por não ser usado como combustível, esse açúcar que está no organismo é estocado como gordura, especialmente na região da barriga.
Nessa época de festas, férias e verão, em que o consumo de álcool tende a ser mais comum, lembre-se que ele é vilão da saúde e da dieta. Se for beber, não exagere.
Quer ter gratuitamente em seu email dicas de alimentação e perda de peso? Cadastre-se na newsletter de VivaBem e receba conteúdos como esse todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Aos sábados, Assinante UOL ainda recebe 5 menus exclusivos para perda de peso, lista de compra com os ingredientes da dieta e receita. Veja os Cardápios para Emagrecer desta semana: