Sophia @princesinhamt
Food

Verônica Laino – 3 dicas para não engordar entre o Natal e o Ano Novo

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Final de ano realmente é complicado. Estamos rodeados de comidas diferentes como peru, panetone, rabanada, e por aí vai.

Mas será que tem como manter o peso e aproveitar as festas?

A boa notícia é que dá sim, e hoje vou compartilhar com vocês três dicas para sobreviver a esse período sem ganhar peso.

1. Mantenha os hábitos saudáveis

É errado parar para beber água nos treinos longos? - istock - istock
Imagem: istock

É muito importante manter seu corpo bem nutrido, até para que ele consiga lidar melhor com os excessos e você não sofra com inchaço, ressaca ou mal estar.

Consuma pelo menos 10 copos de água por dia e tente incluir chás digestivos como de hortelã e gengibre.

Inclua salada pelo menos uma vez no dia. Se sabe que vai rolar um happy hour à noite, opte por uma bela salada com grelhado na hora do almoço, assim você nutre o corpo e o deixa saciado, por conta da proteína. Ah, e assim você ainda economiza um pouco as calorias para utilizá-las no jantar.

2. Refeição livre equilibrada

Ceia de Natal - iStock - iStock
Imagem: iStock

Existe uma grande diferença entre refeição livre e dia livre. O corpo reage de forma completamente diferente nessas ocasiões. É importante entender que não existe tudo ou nada, afinal podemos tudo, porém nem tudo é necessário naquele momento.

Então nada de pensar “já que vai ter a ceia, vou comer tudo errado desde a hora que acordar”. O ideal, para aproveitar as comidas diferentes e não ganhar peso, é escolher o horário e o que vai comer.

Ao acordar, planeje seu dia: se o almoço vai ser uma refeição mais pesada, que tal trocar seu café da manhã por ovos mexidos e uma fruta? Se você é do time que ama sobremesa, pense em um prato mais leve e com menos carboidrato, assim equilibra com a sobremesa. Se curte uma bebida alcoólica, lembre-se de consumir 500 ml de água a cada chope ou drinque, assim você consegue reduzir o volume de álcool ingerido e não desidrata o organismo.

O importante é lembrar que você não precisa comer até passar mal e comer tudo que é ofertado. Se der vontade de comer tudo, consuma uma pequena porção, deguste-a e aproveite aquele momento.

Uma dica é substituir o que está acostumado a comer e evitar acrescentar. Por exemplo, se quer comer panetone, ao invés de adicioná-lo ao café da manhã, substitua o pão pelo panetone, assim você não está acrescentando mais comida, apenas trocando um pelo outro.

3. Mantenha o exercício físico

treino em casa, exercício, atividade física - iStock - iStock
Imagem: iStock

Sei que é difícil manter a rotina dos treinos nessa época, porém é muito importante se exercitar, pois isso acelera o metabolismo. Já que vamos consumir um pouco de calorias a mais, é importante aumentar o gasto também.

E já que o tempo é curto, vale a pena investir em exercícios de alta intensidade como o HIIT (treino intervalado de alta intensidade), que são exercícios de 15 a 30 minutos e que queimam até 300 calorias. São exercícios que dispensam acessórios e podem ser feitos com o peso do próprio corpo. Programe-se para acordar uns minutinhos mais cedo e não deixe de mexer o corpo.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.