Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Transformers | Todas as versões do Nemesis Prime

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Clones malignos de heróis são praticamente básicos na ficção, e Transformers não é exceção. Ao longo das muitas iterações da franquia, o líder dos , Optimus Prime, é geralmente aquele que ganha uma contraparte maligna, normalmente um duplo sombrio chamado “Nemesis Prime”.

Mas é importante notar que, apesar do fato de que esse tropo é frequentemente usado nos contos do mundo dos Transformers, raramente parece redundante em termos de enredo, pois muitas vezes recebe alguma nova reviravolta. Isso mantém esse tipo de vilão repetitivo ainda interessante. É por isso que no artigo de hoje, separamos todos os diferentes “Nemesis Prime” já vistos.

O Clone Decepticon

2024 word12024 word1
Reprodução/Hasbro

O primeiro caso de uma duplicata maligna de pode ser encontrado no episódio “Prime Problem”, do desenho original dos Transformers da década de 1980. No referido episódio, Megatron cria uma duplicata controlada remotamente de Optimus Prime em uma tentativa de levar os Autobots à sua destruição.

Depois de um episódio dos Autobots tentando discernir qual Prime é o verdadeiro, eles eventualmente descobrem a verdade quando o clone mostra desrespeito pelo humano Spike Witwicky. Logo depois, o clone é destruído e os Decepticons recuam.

Motormaster

2024 word12024 word1
Reprodução/Hasbro

Durante o episódio de duas partes “The Key To Vector Sigma”, Megatron cria os Stunticons, um grupo de cinco Decepticons com modos alternativos de carros, como uma forma de combater a superioridade terrestre dos Autobots.

Embora o líder da equipe, Motormaster, não seja explicitamente modelado com base no Optimus Prime, eles compartilham o mesmo modo alternativo de caminhão, e o Motormaster inclusive deseja derrotar Prime para provar que é o “rei da estrada”. Há também seu esquema de cores mais escuras, que sem dúvida influenciou o desenvolvimento de Nemesis Prime.

Optimus Zumbi

2024 word12024 word1
Reprodução/Hasbro

Após a morte de Optimus Prime no filme animado Transformers: The Movie, seu corpo foi reanimado pelos alienígenas Quintessons como parte de uma trama para levar os Autobots à sua destruição.

As sombras do antigo eu de Prime permanecem em sua casca quebrada, no entanto, e então ele finalmente se sacrifica mais uma vez para parar os Quintessons. Ao contrário da maioria das abordagens do conceito “Clone do Optimus Prime”, essa versão zumbificada do heroi Autobot não era um clone maligno, mas o Optimus.

Copy Convoy

2024 word12024 word1
Reprodução/Hasbro

A gênese de Nemesis Prime pode ser encontrada em Beast Wars II, um spin-off de Beast Wars relativamente obscuro e exclusivo para o Japão. No 18º episódio da série, os Predacons descobrem um objeto que pode criar cópias malignas de formas de vida e o deixam para os Maximals descobrirem, esperando que eles o usem de forma errada.

Assim, os Maximals criam uma versão agressiva e de cor mais escura de seu líder, Lio Convoy (Lembrando que “Convoy” é o termo equivalente ao “Prime” na mídia japonesa dos Transformers). “Copy Convoy” então cria duplicatas semelhantes de todos os Maximals, forçando os originais a destruir a máquina copiadora e, com ela, os clones que ela criou.

Scourge

2024 word12024 word1
Reprodução/Hasbro

A próxima série Transformers a apresentar um Optimus Prime maligno foi o anime Robots In Disguise (originalmente lançado como Car Robots no Japão). No 14º episódio desta série, os Autobots e Predacons descobrem um grupo de seis Pods de Estase quebrados, levando Autobots adormecidos. Os Predacons roubam os pods, reprogramam os robôs para servi-los e começam a escanear os modos dos veículos em busca de seus novos soldados.

O sexto e último pod, era o de Optimus Prime – e o resultado da reprogramação é Scourge, uma versão de cor mais escura do Prime. Subindo para se tornar o segundo em comando de Megatron, o ambicioso Scourge tentou usar o titânico Autobot Fortress Maximus contra seu líder, e foi submetido a uma lobotomia para se tornar obediente.

Nemesis Prime (Armada)

2024 word12024 word1
Reprodução/Hasbro

Transformers: Armada é onde o conceito maligno de Optimus Prime foi finalmente concretizado – foi esta série que estreou um doppelgänger de cor preta com o apelido de “Nemesis Prime”. Este Nemesis Prime foi uma criação de Unicron, imbuído com as habilidades de mudança de forma e cura rápida, bem como o poderoso Sabre Vorpal.

Emboscando Autobots e Decepticons, Nemesis Prime voltou duas vezes da derrota, ferindo mortalmente vários robôs que cruzaram seu caminho. Foi necessária uma explosão poderosa e combinada de Optimus Prime e Megatron para finalmente derrubar o clone malévolo para sempre, enquanto suas vítimas eram reparadas (e recebiam novos esquemas de cores) por seus parceiros Mini-Cons.

Nova Prime (IDW)

2024 word12024 word1
Reprodução/IDW

O próximo “Nemesis Prime” foi conectado apenas tangencialmente ao Optimus. Nos quadrinhos de Transformers publicados pela IDW, um dos primeiros antagonistas foi Nova Prime. Primeiro Autobot a receber o tíulo de Prime após os Treze originais, Nova liderou uma expedição a bordo da nave espacial Arca, com a intenção de iniciar uma nova era de expansão cibertroniana. No entanto, ele e seus compatriotas entraram em um portal para o Universo Morto, onde foram escravizados pelo monstruoso D-Void.

Escolhido por seu novo mestre para manejar “a Escuridão” como uma contraparte da Matriz que ele carregava, Nova se tornou Nemesis Prime. Após a morte de D-Void, Nemesis ficou preso no Universo Morto, mas suas tentativas de escapar significavam que ele ainda representava uma ameaça – isto é, até o evento crossover “Dark Cybertron”, onde ele foi finalmente morto para sempre por Optimus Prime.

Optimus Prime (Shattered Glass)

2024 word12024 word1
Reprodução/Hasbro

Dimensões alternativas são um dispositivo de narrativa comum em ficção científica, particularmente “dimensões espelhadas”, onde a moralidade dos personagens é trocada. A versão dos Transformers desse fenômeno foi usada pela primeira vez na história em quadrinhos “Shattered Glass”.

O Autobot Cliffjumper encontra-se em um universo alternativo onde, ao contrário da configuração usual, os Decepticons são bons e travam uma batalha para destruir as forças do mal dos Autobots. O Optimus Prime de Shattered Glass, com um esquema de cores roxo e preto que lembra Nemesis, é um sádico que se deleita com a tortura e a , exibindo os corpos de suas vítimas como troféus premiados.

Nemesis Prime (Transformers: Prime)

2024 word12024 word1
Reprodução/Hasbro

Como seu antepassado em Armada, o Nemesis Prime de “Transformers: Prime” era um fantoche criado à imagem de Optimus Prime para destruir o ser que inspirou seu rosto. Este Nemesis, no entanto, foi criado não por Unicron, mas por humanos – especificamente, a terrorista MECH.

Depois que a MECH soube da existência dos Transformers, seu objetivo tornou-se replicar os Cybertronianos – após as duas primeiras temporadas, seus planos se concretizaram. Controlado pelo líder da organização, Silas, Nemesis Prime foi usado para incriminar os Autobots por atos de terror. Foi finalmente derrotado, no entanto, por aquele que o inspirou – enviado despencando pelo teto da sede da MECH, Nemesis esmagou seu operador.

Nemesis Prime (O Último Cavaleiro)

Todas-as-versões-do-Nemesis-Prime-TransformersTodas-as-versões-do-Nemesis-Prime-Transformers
Reprodução/Paramount Pictures

O último filme dos Transformers dirigido por Michael Bay, “O Último Cavaleiro”, apresenta uma possível homenagem ao Optimus zumbificado da série animada dos anos 1980. Depois de partir da Terra no final o filme anterior, Optimus é capturado pela feiticeira alienígena Quintessa.

Ela submete o líder Autobot à sua vontade, renomeando-o como “Nemesis Prime” e ordenando-o que volte à Terra para encontrar sua equipe, que pode restaurar Cybertron destruindo a Terra. Após uma luta breve e quase fatal com Bumblebee, Nemesis é restaurado ao seu estado heróico pelo som da voz de seu amigo.

Leia mais sobre Transformers: O Despertar das Feras

Voltando à ação e ao espetáculo que capturou pela primeira vez os espectadores ao redor do mundo 14 anos atrás com o Transformers original, Transformers: O Despertar das Feras levará o à uma aventura pelo mundo, ambientada nos anos 90, e apresentará os Maximals, Predacons e Terrorcons à batalha existente na Terra entre Autobots e Decepticons.

Steven Caple Jr. (Creed II) cuida da direção, enquanto Anthony Ramos (Em Um Bairro de Nova York) e Dominique Fishback (Judas e o Messias Negro) estrelam.

Transformers: O Despertar das Feras está agendado para 9 de junho de 2023, e será responsável por dar início a uma nova trilogia de filmes da franquia.

Fonte: terra gameon

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.