Você deita e simplesmente não consegue dormir? Ou acorda várias vezes durante a noite? Se essas situações são frequentes, talvez você esteja sofrendo de insônia, uma condição que afeta milhões de brasileiros e pode comprometer a saúde física e mental.
De acordo com o médico Marcos Estevão, o sono é essencial para a saúde, e noites mal dormidas podem causar irritabilidade, estresse, baixa imunidade e até risco de doenças cardíacas. Mas a boa notícia é que há estratégias simples e naturais que podem ajudar a adormecer mais rápido e manter o sono durante a noite.
A seguir, veja 10 truques para dormir rápido, recomendados por especialistas:
1. Mantenha uma rotina de sono
Tente dormir e acordar sempre nos mesmos horários, inclusive aos fins de semana. Isso ajuda a regular o seu relógio biológico e melhora a qualidade do sono.
2. Elimine luzes e ruídos
Apague as luzes do quarto e desligue aparelhos eletrônicos. Se possível, use cortinas blackout e sons relaxantes, como ruído branco ou músicas suaves.
3. Evite cafeína e álcool à noite
Embora o álcool possa parecer um aliado para adormecer, ele prejudica a arquitetura do sono e pode causar despertares noturnos. Café, chá preto, energéticos e refrigerantes com cafeína também devem ser evitados.
4. Aposte na higiene do sono
Inclua na sua rotina hábitos saudáveis antes de dormir, como banho morno, leitura leve e evitar telas (celular, TV, computador) ao menos 1 hora antes de deitar.
5. Chá de passiflora
Chás também são recomendados para ajudar no sono, segundo o enfermeiro Manoel Reis, como é o caso da passiflora (flor do maracujá) tem efeito calmante e ansiolítico, sendo ideal para combater o estresse.
Modo de preparo:
- Ferva 250 mL de água
- Adicione 1 colher de sopa de flores secas de passiflora
- Tampe, espere 10 minutos e coe
Beba até duas vezes ao dia, especialmente 30 minutos antes de dormir.
6. Chá de camomila
Conhecida por seu efeito sedativo natural, a camomila ajuda a relaxar o corpo e a mente.
Modo de preparo:
- Ferva 250 mL de água
- Adicione 1 colher de sopa de flores secas de camomila
- Deixe descansar por 5 a 10 minutos e coe
Ideal para tomar à noite.
7. Chá de erva-de-São-João
Muito usada para combater depressão leve e ansiedade, também pode auxiliar nos casos de insônia.
Modo de preparo:
- Ferva 250 mL de água
- Adicione 1 colher de chá da erva
- Tampe, aguarde 10 minutos e coe
Atenção: a erva pode interagir com medicamentos. Consulte um médico antes de usar.
8. Evite refeições pesadas à noite
Jantares muito calóricos ou apimentados podem atrapalhar o sono. Dê preferência a comidas leves, como sopas, frutas e lanches naturais.
9. Faça exercícios físicos
A prática regular de atividade física melhora a qualidade do sono. No entanto, evite exercícios intensos nas 2 horas antes de dormir.
10. Respire fundo e medite
Técnicas de respiração profunda, alongamentos ou meditações guiadas reduzem a atividade mental e facilitam o sono. Aplicativos de meditação também são uma boa pedida.
Quando procurar ajuda?
Se mesmo com essas práticas você continua tendo dificuldades para dormir, procure um médico especialista. A insônia pode estar ligada a distúrbios como ansiedade, depressão ou apneia do sono
Manter uma rotina saudável, com chás calmantes e técnicas de relaxamento, pode ser o primeiro passo para noites mais tranquilas. Dormir bem é um investimento na sua saúde, produtividade e bem-estar.
Fonte: primeirapagina