Prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, põe mulheres na transição e exalta imigrantes como ele
A força jovem e progressista conquista o poder. O prefeito eleito de Nova York anunciou nesta quarta, 5, que escolheu um time de mulheres para liderar a equipe de transição. E disse que elas provavelmente vão integrar a equipe do governo dele, a partir de janeiro de 2026.
Socialista, Zohran Mamdani, de 34 anos, será o primeiro prefeito muçulmano de Nova York e o mais jovem em um século a gerir a maior cidade e uma das mais famosas dos Estados Unidos.
Ele superou a campanha contrária feita pelo republicano Donald Trump e mandou um recado forte após vencer: “A cidade de Nova York continuará sendo feita por imigrantes, construída por imigrantes e, a partir de hoje, liderada por um imigrante.”
Venceu com 50,4% dos votos
Nascido em Uganda, na África Oriental, ele se mudou para os Estados Unidos ainda na infância. Filho de mãe indiana e pai ugandês, ele faz questão de dizer que é um homem progressista, de esquerda, que defende melhorias para a vida da população.
Assim, ele foi eleito nesta quarta, 4, com 50,4% dos votos.
O ex-governador Andrew Cuomo ficou em segundo lugar, com 41,6%, e o republicano Curtis Sliwa em terceiro, com 7,1%.
Leia mais notícia boa
Promessas de Zohran
O plano econômico dele prevê aumentar impostos dos mais ricos e arrecadar US$ 10 bilhões para investir na cidade e no bem-estar da população.
Como socialista, ele quer reduzir o custo de vida, ampliar os serviços públicos gratuitos, congelar o valor do aluguel – cerca de R$ 20 mil mensais – para 1 milhão de pessoas.
Também anunciou que pretende criar creches públicas e implantar supermercados financiados pelo governo, com preços mais baixos.
Fala com os jovens
Um dos motivos da eleição de Zhoran está na comunicação fácil com os mais jovens. Ele é carismático, risonho, e se tornou popular nas redes sociais, especialmente no TikTok. Só no Instagram tem quase 8 milhões de seguidores.
A ascensão dele provocou divisões internas dentro do próprio Partido Democrata, que o considera muito à esquerda, longe do pragmatismo tradicional e da legenda.
Em 2020, ele gerou controvérsia ao chamar a polícia de Nova York de “racista” e de “grande ameaça à segurança pública”, e pediu desculpas pela fala dura durante a reta final da campanha
Zhoran conquistou mais de 1 milhão de votos nas eleições e venceu em bairros nobres e de imigrantes de Nova York, que tem 8,4 milhões de habitantes.
Veja a velocidade e a comunicação jovem do novo prefeito nas redes sociais:
View this post on Instagram
Fonte: sonoticiaboa






